Abordagem Tradicional

Páginas: 8 (1949 palavras) Publicado: 17 de setembro de 2013
ABORDAGEM TRADICIONAL
Características gerais: Trata-se de uma concepção e uma pratica educacional que persistem no tempo, em suas diferentes formas, e que passaram a fornecer um quadro diferencial para as demais abordagens que a ela se seguiram.
Como se sabe, o adulto, na concepção tradicional, e considerado como homem acabado, “pronto” e o aluno um “adulto em miniatura”, que precisa seratualizado. O ensino será centrado no professor. O aluno apenas executa prescrições que lhe são fixadas por autoridades exteriores.
Snyders (1974), num estudo sobre o ”ensino tradicional”, defende a necessidade de compreender esse tipo de ensino e suas justificativas. Somente uma avaliação cuidadosa e critica tornara possível ultrapassa-lo ou faze-lo melhor.
O ensino tradicional, para Snyders, eensino verdadeiro. Tem pretensão de conduzir o aluno ate o contato com as grandes realizações da humanidade: obras-primas da literatura e da arte, raciocínios e demostracoes plenamente elaborados, aquisições cientificas atingidas pelos, métodos mais seguros. Da-se ênfase aos modelos, em todos os campos do saber. Privilegiam o especialista, os modelos e o professor, elemento imprescindível natrasmissao de conteúdos.
Homem: o homem e considerado como inserido num mundo que ira conhecer através de informações que lhe serão fornecidas. É um receptor passivo ate que, repleto das informações necessárias, pode repeti-las a outros que ainda não as possuam, assim como pode ser eficiente em sua profissão, quando de posse dessas informações e conteúdos.
Mundo: a realidade e algo que será transmitidoao individuo principalmente pelo processo de educação formal, além de outras agencias, tais como família, igreja. O mundo e extreno ao individuo e este ira apossando-se gradativamente de uma compreensão cada vez mais sofisticada dele na medida em que se confronta com os modelos, com os edeais, as aquisições cientificas e tecnológicas, os raciocínios e demostracoes, as teorias elaboradas atravésdos séculos. De posse desse instrumental, o individuo contribuira, por sua vez, para uma maior compreensão e domínio do mundo que o cerca, seja este considerado como físico, social, etc.
Sociedade-Cultural: Os tipos de sociedade e cultura podem ser os mais variados na utilização desse tipo de ensino, visa a sua perpetuação, ao mesmo tempo que a produção de pessoas eficientes que consigamimpulsiona-los em direção a um maior domínio sobre a natureza.
o objetivo educacional normalmente se encontra intimamente relacionado aos valores pregados pela sociedade na qual se realiza.
Os programas exprimem os níveis culturais a serem adquiridos na trajetória da educação formal. A reprovação do aluno passa a ser necessária quando o mínimo cultural para aquela faixa não foi atingido, e as provas eexames são necessários à constatação de que este mínimo exigido para cada serie foi adquirido pelo aluno.
O diploma pode ser tomado como um instrumento de hierarquização. Dessa forma, o diploma iria desempenhar um papel mediador entre a formação cultural e o exercício de funções sociais determinadas.
Pode-se afirmar que as tendências englobadas por esse tipo de abordagem possuem uma visãoindividualista do processo educacional, não possibilitando, na maioria das vezes, trabalhos de cooperação nos quais o futuro cidadão possa experiência a convergência de esforços.
Conhecimento: parte-se do pressuposto de que a inteligência seja uma faculdade capaz de acumular/armazenar informações. Aos alunos são apresentados somente os resultados desse processo, para que sejam armazenados.Evidencia-se o caráter cumulativo do conhecimento humano, adquirido pelo individuo por meio de transmissão, de onde se supõe o papel importante da educação formal e da instituição escola. Atribui-se ao sujeito um papel insignificante na elaboração e aquisição do conhecimento. Ao individuo que está “adquirindo” conhecimento compete memorizar definições, anunciando leis, sínteses e resumos que lhes são...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • abordagem tradicional
  • abordagem tradicional
  • Abordagem Tradicional
  • Abordagem tradicional
  • ABORDAGEM TRADICIONAL
  • abordagem tradicional
  • abordagem tradicional
  • Abordagem tradicional

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!