ABORDAGEM SISTÊMICA DA ADMINISTRAÇÃO

10614 palavras 43 páginas
ABORDAGEM SISTÊMICA DA ADMINISTRAÇÃO

POR VOLTA DA DÉCADA DE 1950, O BIÓLOGO alemão Ludwig Von Bertalanffy elaborou uma teo­ria interdisciplinar para transcender os problemas exclusivos de cada ciência e proporcionar princípi­os gerais (sejam físicos, biológicos, sociológicos, químicos, etc.) e modelos gerais para todas as ciênci­as envolvidas, de modo que as descobertas efetuadas em cada uma pudessem ser utilizadas pelas de­mais. Essa teoria interdisciplinar - denominada Teoria Geral dos Sistemas (TGS) - demonstra o iso­morfismo1 das ciências, permitindo a eliminação de suas fronteiras e o preenchimento dos espaços vazi­os (espaços brancos) entre elas. A TGS é essencial­mente totalizante: os sistemas não podem ser com­preendidos apenas pela análise separada e exclusiva de cada uma de suas partes. A TGS se baseia na compreensão da dependência recíproca de todas as disciplinas e da necessidade de sua integração. Os vários ramos do conhecimento - até então estra­nhos uns aos outros pela especialização e conse­qüente isolamento - passaram a tratar os seus obje­tivos de estudo (sejam físicos, biológicos, psíquicos, sociais, químicos, etc.) como sistemas. E inclusive a Administração.

A Teoria Geral da Administração passou por uma forte e crescente ampliação do seu enfoque desde a abordagem clássica - passando pela huma­nística, neoclássica, estruturalista e behaviorista ­até a abordagem sistêmica. Na sua época, a aborda­gem clássica havia sido influenciada por três princí­pios intelectuais dominantes em quase todas as ciências no início do século passado: o reducionis­mo, o pensamento analítico e o mecanicismo.

a. Reducionismo. É o princípio que se baseia na crença de que todas as coisas podem ser de­compostas e reduzidas em seus elementos fun­damentais simples, que constituem as suas unidades indivisíveis. O reducionismo desen­volveu-se na Física (estudo dos átomos), na Química (estudo das substâncias simples), na Biologia (estudo das células), na Psicologia

Relacionados