Abordagem Sistemica

Páginas: 7 (1672 palavras) Publicado: 3 de novembro de 2013
RESUMO

INTRODUÇÃO


Este trabalho foi preparado com as Noções Básicas da Abordagem Sistêmica. 
O programa geral proposto foi o de apresentar conceitos básicos utilizados nessa teoria, um roteiro da aplicação da mesma; incluindo as noções de o que é um sistema, que seria todo e qualquer grupo ou organização que trabalhe em conjunto para o alcance de um único objetivo em comum, e,defende que somos formados por sistemas; conceito criado em 1.937 por Ludwig Von Bertalanffy, entrando em contradição, principalmente, com a Teoria Clássica da Administração, pois a sistêmica visa produzir teorias e ou conceitos que possam ser aplicados em cada situação ao invés de simples soluções para problemas isolados.
As informações contidas neste documento foram baseadas em pesquisas, comocondizem as referências no final do mesmo.

1. SISTEMAS
Há coisas comuns nas diferentes áreas do conhecimento. Existem problemas similares que podem ser resolvidos com soluções similares, e algumas características e regras acontecem em todas as áreas.
Surgiu a definição de Sistema, que é um conjunto de elementos inter-relacionados com um objetivo comum. Isto quer dizer que todas as áreas doconhecimento possuem sistemas. E que os sistemas possuem características e leis independentemente da área onde se encontram.
1.1 CARACTERÍSTICAS DE UM SISTEMA
Todo sistema deve possuir 4 características básicas:
a)      elementos (estruturais e funcionais)
b)      relações entre elementos
c)      objetivo comum
d)      meio-ambiente
O meio-ambiente é o que está fora do sistema; não pode sercontrolado pelo sistema. Entretanto, o sistema pode trocar “coisas” com o meio-ambiente (energia, produtos, materiais, informações) e por isto, dizemos que o sistema pode influenciar o meio-ambiente e vice-versa.
Às vezes, é difícil determinar o que está fora ou dentro do sistema. Para tirar esta dúvida (e outras), verifique se o sistema pode controlar este elemento. Se sim, ele será um elemento dosistema. Se não, ele será um elemento do meio-ambiente.


1.2 TIPOS DE SISTEMAS
Quanto a sua constituição:
Físicos ou concretos: quando compostos de equipamento, de maquinaria e de objetos e coisas reais (equipamento, objetos, hardware);
Abstratos ou conceituais: quando compostos por conceitos, planos, hipóteses e ideias que muitas vezes só existem no pensamento das pessoas (conceitos,planos, ideias, software).
Na realidade, há uma complementaridade entre sistemas físicos e abstratos: os sistemas físicos precisam de um sistema abstrato para funcionar, e os sistemas abstratos somente se realizam quando aplicados a algum sistema físico.
Quanto a sua natureza:
Fechados: não apresentam intercâmbio com o meio ambiente que os circunda, sendo assim não recebem nenhuma influencia doambiente e por outro lado não influenciam. Não recebem nenhum recurso externo e nada produzem que seja enviado para fora. Nenhum sistema é absolutamente fechado, apenas difere-se pelo grau de interação com o ambiente.
Abertos: são os sistemas que apresentam relações de intercâmbio com o ambiente, por meio de entradas e saídas.
O modelo de sistema aberto é sempre um complexo de elementos em interaçãoe intercâmbio contínuo com o ambiente. A empresa reage a seu ambiente ajustando-se e adaptando-se a ele para sobreviver, e muda seus mercados, produtos, técnicas, e estruturas. O sistema aberto tem capacidade de crescimento, mudança, adaptação ao ambiente e até autorreprodução, naturalmente sob certas condições ambientais. Uma organização com um sistema aberto aborda sua complexidade visualizandofatores ambientais externos e componentes estruturais internos como um todo integrado.
(Ambiente - é o meio que envolve externamente o sistema. O sistema aberto recebe muito influências do ambiente, ele tem que estar sempre se adaptando para poder sobreviver e o ambiente é que determina isto, porque entre ele e o sistema existe uma grande troca de energia, materiais e informações).
2. TEORIA...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Abordagem sistemica
  • Abordagem sistêmica
  • Abordagem sistemica
  • Abordagem Sistêmica
  • abordagem sistémica
  • Abordagem Sistemica
  • ABORDAGEM SISTEMICA
  • Abordagem sistêmica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!