Abordagem sistêmica

Páginas: 9 (2250 palavras) Publicado: 6 de maio de 2011
ABORDAGEM SISTÊMICA

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO................................................................................................4
2. TEORIA DOS SISTEMAS...............................................................................5
2.1 COMPONENTES E CARACTERÍSTICAS DE UM SISTEMA......................8
3. APRESENTAÇÃO E ANÁLISE DOS RESULTADOS..................................104. PROBLEMA IDENTIFICADO E SOLUÇÃO.................................................11
5. CONCLUSÃO................................................................................................12
6. REFERÊNCIAS.............................................................................................13

1. INTRODUÇÃO
Tendo em vista que o mundo encontra-se cada vez maisglobalizado e competitivo, o sucesso das organizações depende da qualidade de sua administração. São os administradores que preparam a organização para a mudança, procurando adaptá-la a um ambiente cada vez mais dinâmico e imprevisível, estabelecendo objetivos e guiando a organização de forma a alcançá-los.
Em primeiro lugar todas as organizações têm um propósito ou uma finalidade. Os objetivossão inúmeros, porém as constantes mudanças no ambiente organizacional alteram profundamente o trabalho dos administradores, colocando grandes desafios.
Neste trabalho iremos relatar a visita realizada à fábrica O Boticário, no setor de extração da essência (óleo) para a fabricação do perfume Lily Essence como prática da Teoria de Sistemas, onde o conjunto de setores se inter relacionampara formar um todo.

2. TEORIA DOS SISTEMAS
A necessidade de se verificar como os sistemas organizacionais e Administrativos funcionavam e quais mecanismos eram necessários para que funcionassem como o previsto, matemáticos e sociólogos encontraram um ponto comum na investigação: as organizações funcionavam como sistemas, e assim trouxeram contribuições significativas para a busca daeficiência nas organizações.
Segundo Hanika (1965, p.9) “Sistema é qualquer entidade, conceitual ou física, composta de partes inter-relacionadas, interatuantes ou interdependentes, dotada de um objetivo”.
Entre as variáveis do contexto histórico que influenciaram o surgimento do pensamento sistêmico podemos destacar três: a primeira é a conscientização acerca da interdependênciaglobal pós- Segunda Guerra Mundial, que influenciou também a divulgação do conceito de sistemas abertos em diversas disciplinas. A guerra tornou mais visível a questão da interdependência entre os países, os quais constituíam partes diferenciadas de um sistema global, em que modificações de uma parte do sistema se refletiam nas outras partes. A segunda variável foi que através do contra movimentorelacionado com a excessiva especialização das disciplinas, surge a consciência de que muitos avanços conseguidos em um ramo de conhecimento poderiam contribuir, em um relacionamento circular, para o avanço de outros ramos. Partia-se, portanto de que existiam regras aplicáveis a todas as áreas de conhecimento. E por fim a influência da obra de Von Bertalanffy, que em 1950 publicou um artigointitulado “The theory of open systems in physics and biology” e mais tarde lança o livro Teoria Geral dos Sistemas, no qual desenvolveu e teceu considerações a respeito da física, da biologia e das ciências sociais. Concebeu o modelo de sistema aberto como um complexo de elementos em interação e intercâmbio contínuo do ambiente.
Teoria dos Sistemas, segundo o próprio Bertalanffy, tem porfinalidade identificar as propriedades, princípios e leis característicos dos sistemas em geral, independentemente do tipo de cada um, da natureza de seus elementos componentes e das relações entre eles. Existem certos modelos ou sistemas que independentemente de sua especificidade, são aplicáveis a qualquer área de conhecimento. A Teoria se baseia na compreensão da dependência recíproca de todas as...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Abordagem sistemica
  • Abordagem sistêmica
  • Abordagem sistemica
  • Abordagem Sistêmica
  • abordagem sistémica
  • Abordagem Sistemica
  • Abordagem Sistemica
  • ABORDAGEM SISTEMICA

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!