Abordagem sistêmica da administração

Páginas: 8 (1759 palavras) Publicado: 7 de outubro de 2011
Abordagem Sistêmica da Administração

O biólogo alemão Ludwig Von Bertalanffy elaborou por volta da década de 50 uma teoria interdisciplinar capaz de transcender aos problemas exclusivos de cada ciência e proporcionar princípios gerais e modelos gerais para todas as ciências envolvidas, de modo que as descobertas efetuadas em cada ciência pudessem ser utilizadas pelas demais.
Essateoria interdisciplinar - denominada Teoria Geral dos Sistemas - demonstra o isomorfismo das várias ciências, permitindo maior aproximação entre as suas fronteiras e o preenchimento dos espaços vazios entre elas.
A Abordagem Sistêmica da Administração trata de três escolas principais:
 
• Cibernética e Administração
• Teoria Matemática da Administração
• Teoria de Sistemas   Cibernética e Administração
 
A Cibernética é uma ciência relativamente jovem. Foi criada por Norbert Wiener entre os anos de 1943 e 1947.
Cibernética é a ciência da comunicação e do controle, seja no animal (homem, seres vivos), seja na máquina.

Campo de Estudo da Cibernética

O campo de estudo da Cibernética são os sistemas. Sistema é qualquer conjuntode elementos que estão dinamicamente relacionados entre si, formando uma atividade para atingir um objetivo, operando sobre entradas, (informação, energia e matéria) e fornecendo saídas (informação, energia ou matéria) processadas.

Representação dos Sistemas: os Modelos

Um dos grandes problemas da Cibernética é a representação de sistemas originais através de outros sistemascomparáveis, que são denominados modelos. No sentido literal da palavra, modelo é a representação simplificada de alguma parte da realidade. Existem três razões para a utilização de modelos:
a) A manipulação de entidades reais(pessoas ou organizações) é socialmente inaceitável ou legalmente proibida;
b) O volume de incerteza com que a administração está lidando cresce rapidamente e fazaumentar desproporcionalmente as conseqüências dos erros.
c) A capacidade de construir modelos que constituem boas representações da realidade aumentou enormemente.

Principais Conseqüências da Cibernética na Administração

Se a primeira Revolução Industrial desvalorizou o esforço muscular humano, a segunda Revolução Industrial (provocada pela Cibernética) está levando a umadesvalorização do cérebro humano. São duas as conseqüências da Cibernética: Automação e Informática.

Conceito de Entrada, Saída e Caixa Negra

Entrada: O sistema recebe entradas (inputs) ou insumos para poder operar, processando ou transformando essas entradas em saídas (outputs). A entrada de um sistema é aquilo que o sistema importa ou recebe do seu mundo exterior. A entrada pode serconstituída de um ou mais dos seguintes elementos:
• Informação
• Energia
• Materiais
Saída (output): É o resultado final da operação ou processamento de um sistema. Todo sistema produz uma ou várias saídas. Através da saída, o sistema exporta o resultado de suas operações para o meio ambiente.
Caixa Negra: refere-se a um sistema cujo interior não pode ser desvendado, cujos elementosinternos são desconhecidos e que só pode ser conhecido “por fora”, através de manipulações externas ou de observação externa. Utiliza-se o conceito de caixa negra em duas circunstâncias:
a) quando o sistema é impenetrável ou inacessível;
b) quando o sistema é excessivamente complexo, de difícil explicação ou detalhamento

Conceito de Retroação: Serve para comparar a maneira como um sistemafunciona em relação ao padrão estabelecido para ele funcionar: quando ocorre alguma diferença (desvio ou discrepância) entre ambos, a retroação incumbe-se de regular a entrada para que sua saída se aproxime do padrão estabelecido. A retroação confirma se o objetivo foi cumprido, o que é fundamental para o equilíbrio do sistema.

Podemos identificar dois tipos de retroação:

• Retroação...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • ABORDAGEM SISTÊMICA DA ADMINISTRAÇÃO
  • Abordagem sistêmica da administração
  • Abordagem sistêmica da administração
  • Abordagem sistemica da administração
  • Abordagem sistêmica da administração
  • Abordagem sistêmica da administração
  • Abordagem sistêmica da administração
  • A Abordagem Sistêmica na Administração

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!