ABORDAGEM POLICIAL

Páginas: 12 (2841 palavras) Publicado: 27 de julho de 2015
Al Of PM Leonardo Luís Mense Rodrigues, nº 130, 2º CFOPM
Al Of PM Fábio Eduardo Melo Neves, nº 148, 2º CFOPM

ABORDAGEM POLICIAL


CONCEITO DE ABORDAGEM POLICIAL E BUSCA PESSOAL

Técnica em que o Policial Militar aproxima-se de uma pessoa ou pessoas, a pé, montadas ou motorizadas e que emanam indícios de suspeição; que tenham praticado ou estejam na iminência de praticar ilícitos penais; com oobjetivo de investigar, orientar, advertir, prender, assistir, etc.
A abordagem, momento mais crítico, e essência do trabalho policial, o contato com o público faz-se de forma mais intensa e perigosa. Na verdade não se sabe o que poderá acontecer, porém trabalhando dentro da técnica e amparado pela fundamentação legal, a tendência do êxito é quase certa. Deve-se abandonar de vez o empirismo ebuscar excelência no profissionalismo para adquirirmos cada vez mais respeito da comunidade, e não o temor, para cumprirmos nossa missão. Os atributos postura, verbalização e preparo técnico e psicológico são extremamente necessários na execução de uma abordagem.
Vale ressaltar que durante uma abordagem, é preciso levar em consideração alguns fatores, como terreno, número de suspeitos, fluxo de via,circulação de pessoas, etc, fatores esses que devem ser calculados pelo policial, geralmente em segundos, visando o melhor desfecho possível, ou a confirmação de um cidadão de bem, ou a prisão de um criminoso, portanto o sangue frio e o bom senso são de suma importância para o cumprimento da missão.
Usa-se o termo busca pessoal para indicar a procura de alguma arma ou objeto relacionado com ainfração penal no próprio corpo da pessoa, ou em seus objetos de uso pessoal, como por exemplo em suas pastas, valises, bolsas; assim como em automóveis. É um ato desenvolvido por autoridade policial, através de exame corporal ou de elementos externos sob a posse do revistado, motivada por fundada suspeita que este traga consigo elementos que comprovem a realização de crimes, devendo ser realizado,devido a sua atuação ofensiva a esfera individual, com a observância da finalidade pública, dos direitos individuais e da razoabilidade em sua feitura, caracterizando abuso ou constrangimento, qualquer excesso a esta interpretação.
A busca pessoal ligeira/preliminar é realizada em situações rotineiras (Blitz, bloqueio, Operações diversas), quando não há fundadas suspeitas sobre a pessoa a serverificada, mas em razão do local e da hora ou das circunstâncias operacionais de ação preventiva é conveniente procedê-la. Também utilizada nas entradas de casas de diversão e campo de futebol. Essa busca visa localizar objetos que possam ser usados na prática de ilícitos penais, ou objetos de uso e porte proibido ou não recomendado para aquela ocasião. Deve ser realizada de preferência pelas costas,porém nas entradas de campo de futebol ou casas de diversão, pode ser procedida pela frente, solicitando-se que o abordado coloque as mãos acima da cabeça e sempre com um Policial dando cobertura, devendo o revistador deslizar suas mãos sobre o vestuário do indivíduo, verificando quadris, tórax, axilas, braços, pernas, além de verificar pacotes, bolsas, volumes e etc.
A busca pessoal minuciosa éaquela realizada em pessoas suspeitas ou em delinquentes que acabaram de cometer um crime ou estão na iminência de cometer, bem como, em detentos de estabelecimentos prisionais. Antes de iniciar a busca, evitar que o indivíduo fique de posse de quaisquer objetos (blusa, sacola, bolsa, pacote, guarda-chuva, jornal etc.); O revistador deverá manter o controle do revistado como olhar, observandoqualquer reação; O revistado ficará em posição incômoda, cansativa e em desequilíbrio, quando houver superfície vertical entre ele e os policias. Não havendo, será colocado na posição de joelho ou deitado; O revistado ficará apoiado na superfície vertical, com as mãos afastadas e os dedos abertos, com os pés paralelos e mais afastados possíveis da superfície de apoio; O Policial Busca manterá sua...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Abordagem policial
  • abordagem policial
  • ABORDAGEM POLICIAL
  • Abordagem policial
  • abordagem policial
  • Aspectos Jurídicos da Abordagem Policial
  • Qualidade abordagem policial
  • Aspectos Jurídicos da Abordagem Policial

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!