Abordagem introdutória, à filosofia e ao filosofar

Páginas: 2 (420 palavras) Publicado: 17 de novembro de 2014
1- Positivismo: É uma corrente filosófica cujo iniciador principal foi Augusto Comte (1798-1857). Surgiu como desenvolvimento filosófico do Iluminismo, a que se associou a afirmação social dasciências experimentais. Propõe à existência humana valores completamente humanos, afastando radicalmente teologia ou metafísica. Positivismo é visão de que o inquérito científico sério não deveria procurarcausas últimas que derivem de alguma fonte externa mas sim confinar-se ao estudo de relações existentes entre fatos que são diretamente acessíveis pela observação.

Idealismo Hegeliano: A filosofiade Hegel é a tentativa de considerar todo o universo como um todo sistemático. O sistema é baseado na fé. Na religião cristã, Deus foi revelado como verdade e como espírito. Como espírito, o homempode receber esta revelação. Na religião a verdade está oculta na imagem; mas na filosofia o véu se rasga, de modo que o homem pode conhecer o infinito e ver todas as coisas em Deus.

Marxismo: É oconjunto de idéias filosóficas, económicas, políticas e sociais elaboradas primariamente por Karl Marx e Friedrich Engels e desenvolvidas mais tarde por outros seguidores. Interpreta a vida socialconforme a dinâmica da luta de classes e prevê a transformação das sociedades de acordo com as leis do desenvolvimento histórico de seu sistema produtivo.

2- Garcia Morente afirma que o "positivismo" é amorte da filosofia porque filosofar é fundamentalmente indagar, a partir de indagações, que constituem um sistema ou um temário aberto, porque não indagação incompleta ou carente de aprofundamento,de filósofos anteriores procurando problematizando-a e desenvolvendo-a com novas indagações (o que se chama de "história interna", "história interna da filosofia", para distingui-la da história emgeral), e os positivistas não indagam, afirmam dogmaticamente "as verdades deles", quando é exatamente por isso que a filosofia é fundamentalmente indagação: A verdade não existe para nós, existe a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Filosofia e filosofar
  • Filosofia e filosofar
  • Cap Tulo I Abordagem Introdut Ria Filosofia E Ao Filosofar
  • filosofia introdutória
  • Filosofia vs filosofar
  • Filosofia, filosofar e o filósofo.
  • Reflexões introdutórias da filosofia do direito
  • Etimologia Da Palavra Filosofia E O Comeco Do Filosofar

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!