ABORDAGEM HUMANÍSTICA

497 palavras 2 páginas
2.2 ABORDAGEM HUMANÍSTICA

A Abordagem Humanística ocorre com o aparecimento da Teoria das Relações Humanas nos Estados Unidos, a partir da década de 1930. Ela surgiu graças ao desenvolvimento das ciências sociais, notadamente a Psicologia e, em particular, a Psicologia do Trabalho. Chiavenato (2003) afirma que esta passou por duas etapas em seu desenvolvimento:

a) A análise do trabalho e a adaptação do trabalhador ao trabalho, análise das características humanas que cada tarefa exige de do seu executante, seleção dos empregados baseada nessas características, através de testes psicológicos, treinamento e orientação profissional.
b) A adaptação do trabalho ao trabalhador, estudo da personalidade, motivação, relações interpessoais e sociais dentro da organização.

A ênfase que era dada na tarefa pela administração cientifica e na estrutura organizacional pela teoria clássica agora passa para as pessoas que trabalham nas organizações. As preocupações com as máquinas e métodos se enfraqueceram e surgiu uma abordagem humanística, deslocando-se as preocupações para as pessoas e grupos e grupos sociais. Os aspectos psicológicos e sociológicos substituíram os aspectos técnicos e formais (FRANCISCO FILHO, 2008)

2.2.1 Teoria das Relações Humanas

A teoria das Relações Humanas (ou Escola Humanística da Administração) surgiu nos Estados Unidos, como conseqüência das conclusões da Experiência de Hawthorne, desenvolvida por Elton Mayo e colaboradores. Foi um movimento de reação e oposição à Teoria Clássicas no qual o trabalhador se encaixava como uma peça. Essa nova teoria passou a considerar as relações humanas como importante no processo produtivo (CHIAVENATO, 2003)

De acordo com estudos de Mayo melhorando a iluminação de uma fábrica, resultaria em aumento da produção. Parte da experiência consistiu em um grupo trabalhar em condições normais e outro em condições melhores de iluminação. No final concluiu-se que a produção somente baixava se a iluminação

Relacionados