Abordagem Humanista Existencial Fenomenol Gica

452 palavras 2 páginas
Abordagem Humanista Existencial Fenomenológica

A abordagem humanista existencial da personalidade modificou a psicologia de sua época, pois os psicólogos humanistas se opuseram aos modelos terapêuticos prevalecentes, sendo estes, a psicanálise e a abordagem comportamental. Os humanistas acreditavam que estes modelos tinham uma visão limitada e negativa do ser humano.
Criticavam Freud, pois entendiam que o mesmo tinha uma visão pessimista do homem, assim, não concebiam a ideia de que o foco em neuroses e psicoses poderia contribuir para desenvolver características e qualidades humanas positivas. Já a crítica dos psicólogos humanistas aos comportamentalistas era que estes tinham pontos de vista limitados e improdutíveis do homem, visto que negavam a consciência e o inconsciente, apenas focando os comportamentos observáveis, e que a ocorrência do comportamento se dá através de respostas condicionadas e estímulos, sendo reações predeterminadas, com isto, na opinião dos humanistas, os comportamentalistas robotizavam o ser humano.
Por sua vez, a abordagem humanista existencial versa que o homem é dotado de poder para escolher e não age segundo os instintos biológicos, ou de seu corpo sob estímulos ambientais físicos, correspondendo assim, a situações que venham ocorrer conforme os contextos em que é inserido como evidenciavam a psicanálise e a psicologia comportamental.
Para os psicólogos humanistas o importante é investigar, o melhor do comportamento humano, as potencialidades, as forças e as virtudes, partindo de uma visão otimista do humano.

Abordagem Humanista quando surgiu?

A abordagem humanista existencial compõe um movimento da psicologia que surgiu nas décadas de 1960 e 1970. Hoje em dia influencia a psicologia, observando o distanciamento do homem contemporâneo de si mesmo e de relações pessoais significativas.

Abordagem Humanista conceitos

Abordagem humanista é a junção de existencialismo e fenomenologia constituindo-se assim a partir dos seguintes

Relacionados

  • Resumos
    169053 palavras | 677 páginas