ABORDAGEM HUMANÍSTICA

930 palavras 4 páginas
ABORDAGEM HUMANÍSTICA
É uma corrente administrativa que enfatiza as pessoas, os grupos e a organização informal e os grupos espontâneos existentes na organização.
Revolucionou a Teoria Administrativa.
Há uma migração dos aspectos técnicos e formais para os aspectos psicológicos e sociológicos.
Surgiu nos Estados Unidos na década de 1930, com o desenvolvimento das ciências sociais e em decorrência da Grande Depressão Econômica ocorrida nos anos de 1929, onde a busca da eficiência nas organizações, passou a ser intensificada.
Psicologia do trabalho se dividiu em duas partes
A análise do trabalho e adaptação do trabalhador ao trabalho (aspectos produtivos);
Temas predominantes: seleção de pessoal, orientação profissional, treinamento e métodos de aprendizagem, fisiologia do trabalho e estudo dos acidentes e da fadiga.
A adaptação do trabalho ao trabalhador (aspectos individuais e sociais);
Temas predominantes: estudo da personalidade do trabalhador e do gerente, motivação e incentivos do trabalho, liderança, comunicações e relações interpessoais e sociais dentro da organização.

Comentar a foto de Elton Mayo.
Psicólogo industrial, australiano;
Como resultados das pesquisas, desloca o foco de interesse da administração da organização formal para os grupos informais e suas inter-relações, com a valorização de incentivos não monetários (psicossociais).
1923 – realizou estudos sobre as causas da alta rotatividade de pessoal do departamento de fiação de uma empresa têxtil localizada perto de Filadélfia , acreditava que a solução dos problemas estava na mente e no corpo, que o aborrecimento conduz a pensamentos depressivos e a monotonia à fadiga.
Coordenou a experiência na fábrica de Hawthorne, da Western Eletric Company, realizada entre 1927 e 1932, que puseram em cheque os princípios postulados da Teoria Clássica da Administração . Ler o gráfico para explicar

A EXPERIÊNCIA DE HAWTHORNE
Foi realizada no período de 1927 a 1932, em uma

Relacionados