Abordagem humanística da administração

Páginas: 7 (1576 palavras) Publicado: 30 de setembro de 2012
INTRODUÇÃO

Depois da Era Clássica, focada no aumento da eficiência, onde o padrão de vida era baixo, com salários modestos, poucos trabalhadores com casa própria, com várias pessoas realizando o mesmo trabalho repetitivo todos os dias, ou seja, as pessoas eram tratadas como máquinas. Surgiu, em 1930, a Abordagem Humanística, onde sentiu a necessidade em propor aos gerentes soluções paramelhorar a produtividade do trabalhador, motivação, qualidade de vida, agregar valor às pessoas, à empresa e ao cliente, buscando não apenas a eficiência, mas a eficácia organizacional.
Através da Era da Informação, o capital financeiro deixou de ser o recurso mais importante, cedendo espaço ao conhecimento, ao capital humano, ao capital intelectual. Com isso, o trabalho manual foi substituído pelotrabalho mental. As organizações atuais necessitam de agilidade, mobilidade, inovação e mudanças necessárias para enfrentar os novos desafios e ameaças da concorrência.
Hoje, as organizações que estão preocupadas com essa nova mudança, proporcionam aos seus colaboradores um ambiente de trabalho acolhedor e agradável, com autonomia e liberdade para escolher a melhor maneira de executar o seutrabalho. Conhecem também os seus clientes e as suas necessidades, procurando a melhor maneira de satisfazê-las, conquistando e acima de tudo mantendo a fidelização de sua clientela.
ABORDAGEM HUMANÍSTICA DA ADMINISTRAÇÃO


Com a necessidade de humanização e democratização da administração surgiu à abordagem humanística que veio em oposição à teoria clássica da administração onde se acreditavaque apenas aspectos técnicos estavam envolvidos na produção.
Esta abordagem é formada pela “Teoria das Relações Humanas” de Elton Mayo e tem base em uma experiência que ficou conhecida como “Experiência de Hawthorne”. Essa experiência foi realizada em uma fábrica de equipamentos eletrônicos a Western Eletric Company e passou por quatro fases descritas abaixo:
1- Estudo daIluminação - Dois grupos em condições iguais de trabalho, o que mudava era apenas a incidência de luz um dos grupos tinha luminosidade constante e outro grupo variável ao final dessa fase verificou-se que não houve variação de produção entre os grupos, portanto o aspecto fisiológico como a luminosidade não influenciava na produção.
2- Supervisão Constante - Um grupo formado basicamente pormulheres foi informado que iria haver uma mudança na rotina de trabalho períodos de descanso, lanches, redução na carga de trabalho, além de uma supervisão constante. No término dessa etapa verificou-se um aumento de produção que foi atribuído ao trabalho em equipe, bom relacionamento entre supervisão e subordinado.
3- O programa de entrevistas - Nessa fase analisado aspectos físicos e simaspectos psicológicos foram feitas várias entrevistas com os trabalhadores para saber suas opiniões, saber sobre seus sentimentos sobre o trabalho. Verificou-se a existência de grupos informais com regras que eram muito respeitados.
4- Sala de montagem – Verificou-se que os trabalhadores estam preocupados em agradar a empresa e os colegas e essa atitude pode causar certo descontentamentoe também se percebeu uma liderança informal.


O que podemos perceber com estes fatores é que, nos estudos da administração em geral, principalmente em sua essência teórica, os assuntos relacionados à gestão de pessoas pouco eram mencionados. O embasamento e foco da lucratividade que uma empresa precisava ter consistiam somente em estratégias diretas e números.
Em meados de1932, asperspectivas através da abordagem humanística, que envolve gesta de pessoas – recursos humanos, começou a ganhar destaque no mundo dos administradores. Isso porque as análises tiveram o foco redirecionado: as pessoas, pois, mesmo que não possamos desconsiderar os demais recursos que faz uma empresa se erguer no mercado, como os recursos tecnológicos e financeiros, o que se destaca no...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Abordagem Humanistica na Administração
  • Abordagem humanística da administração
  • Abordagem Humanística da Administração
  • Administração abordagem humanística
  • Abordagem humanistica da administração
  • Abordagem humanística da administração
  • Abordagem humanística da administração
  • Abordagem Humanistica Da Administracao

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!