Abordagem Humanística - ADM

Páginas: 8 (1776 palavras) Publicado: 25 de maio de 2014
FACULDADE OMNI
CURSO: ADMINISTRAÇÃO
TURMA: 2º PERÍODO/I-NOITE- 2011
Disciplina: TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO
Professor: PANDO ANGELOFF PANDEFF







ABORDAGEM HUMANÍSTICA DA ADMINISTRAÇÃO











Alunos:
Angélica de Assis Alves
Gabrihel Gomes dos Santos da Silva
Rafael Campos
Robson Quintanilha Campos
Ronaldo Lopes da Gama













Itaboraí,14/06/2011
SUMÁRIO


1
Introdução.....................................................................................................
03
2
Os Questionamentos Evidenciados e os Estudos Realizados nas Empresas da Época.....................................................................................
05
3
A Experiência de Hawthorne (Western Electric Company – Chicago)
Fator Determinantepara a Abordagem Humanística ..................................
06
4
A Motivação do Indivíduo Social..................................................................
08
5
Aplicação da Abordagem Humanística na Atualidade.................................
10
6
Relatório de Atividades da Equipe..............................................................
13
7Bibliografia...................................................................................................
14























1 - Introdução

A Abordagem Humanística surgiu a partir da década de 30, com a Teoria das Relações Humanas nos Estados Unidos, teve como introdutor Elton Mayo, cientista social australiano e foi um movimento de reação e de oposição à Abordagem Clássica daAdministração. Já que a Teoria Clássica, por muito, estava sofrendo muitas críticas por parte das entidades de classe, isto é, dos sindicatos que classificavam esse modelo como um meio de exploração dos trabalhadores, favorecendo somente aos interesses patronais.
Com ênfase no indivíduo e no grupo social, a Abordagem Humanística deixa o enfoque mecanicista, a organização como uma máquina, e otrabalhador como uma engrenagem onde todo seu processo era roteirizado, normativo, prescritivo e sua visão era voltada para um ambiente intra-organizacional, para dar ênfase à satisfação humana para fins da produtividade, o indivíduo passa a ser parte do processo como ser humano. O homem passa a ser denominado como “homem social” e não como “homo economicus”, definição da abordagem anterior.
Com todo odescontentamento ao modelo de Administração Científica, a Escola das Relações Humanas, de Elton Mayo, basicamente, um processo evidenciado pelos movimentos contrários ao modelo apresentado para os trabalhadores. Mayo numa tentativa de corrigir a presente tendência à desumanização do trabalho decorrente da aplicação de métodos rigorosos, científicos e precisos aos quais os trabalhadores eramsubmetidos, substituindo tudo isso, por um modelo mais justo, com foco na pessoa e no grupo social, na preocupação em analisar o trabalho e a adaptação do trabalhador ao trabalho e na adaptação do trabalho ao trabalhador.
Com o surgimento da ERH possibilitou o desenvolvimento das ciências sociais, estudos voltados para o indivíduo, não isoladamente, mas como parte integrante de um grupo informal eparte da organização, visando suas necessidades e relações interpessoais, ficando visível com a inserção da psicologia do trabalho e sociologia no estudo das organizações.
A experiência de Hawthorne (na Empresa Western Eletric Company) que utilizando princípios básicos da ERH como: “o nível de produção é resultante da integração social, o comportamento social dos empregados se apóia totalmente nogrupo, às recompensas como as sanções sociais são importantes, o comportamento dos indivíduos na organização é influenciado pelo meio e pelas normas existentes”, conseguiu dar ênfase aos grupos informais, nas tomadas de decisões, que influenciaram na sua eficiência e nos resultados da organização.
A aplicação dessa abordagem proporcionou um novo jeito de administrar, buscando sempre uma melhor...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Teorias da abordagem humanística da adm
  • Abordagem Humanística da adm
  • Abordagem humanística da adm
  • Abordagem humanística da adm: leandro de oliveira
  • Abordagem humanistica
  • Abordagem humanistica
  • Abordagem humanistica
  • ABORDAGEM HUMANÍSTICA

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!