Abordagem fisioterapêutica em UTI com pacientes queimados expostos a inalação de fumaça.

866 palavras 4 páginas
Abordagem fisioterapêutica em UTI com pacientes queimados expostos a inalação de fumaça.
Christiane Alves de Paiva1 chrisalvespaiva@hotmail.com Luis Ferreira Monteiro Neto2
Pós-graduação em Fisioterapia em Terapia Intensiva – Faculdade Ávila

Resumo
As lesões de intoxicação por inalação de fumaça ocorrem com muita frequência em pessoas que acabam sendo vítimas de queimaduras, para esta situação ocorre uma disfunção pulmonar aguda caracterizando o acometimento das vias aéreas inferiores, conhecida como traqueobronquite química. Quando tem combustão de plásticos ou outros materiais sintéticos a combustão é mais frequente e pode oferecer uma complicação muita perigosa aos pacientes. A mais frequente é quando há combustão de plásticos e outros materiais sintéticos, estes são altamente corrosivos para a mucosa respiratória. Os pacientes podem mascarar os resultados por 24hs não apresentando quadro clínico neste período, devendo-se suspeitar quando se trata de exposição em espaço fechado, perda da consciência e presença de queimaduras em face e pescoço, com posterior confirmação da lesão pela Broncoscopia.
Assim, mediante um quadro de queimados associado a absorção das vias aéreas respiratória e pensando em um tratamento completo para este tipo de paciente fica claro a necessidade de responder alguns pré-requisitos para uma reabilitação efetiva. Esta pesquisa bibliográfica teve por objetivo esclarecer algumas complicações que encontramos na bomba ventilatória e uma metodologia efetiva na reabilitação destes pacientes.
Palavras-chave: Queimados; Respiratória; Inalação.

1. Introdução
O paciente vítima de queimaduras requer da prática contemporânea uma abordagem de tratamento multidisciplinar. Queimados maiores constituem grandes desafios tanto para o paciente psicofisiologicamente, como para os membros da equipe que cuidam das vítimas de queimaduras. No tocante, o papel do fisioterapeuta tem importância singular, pois, está
intimamente

Relacionados