Abordagem crítico emancipatóro

601 palavras 3 páginas
Abordagem critica emancipatória
Tendo em vista que a educação física era tecnicista até meados da década de 80, vamos falar sobre uma abordagem que foi pensada para desenvolver a educação física de modo a que saísse de um modelo de ensino que visa somente o desenvolvimento físico, suas aptidões, que excluía e alienava nesse caso quem foi melhor, quem tem mais habilidades, pois até o fim da ditadura o ensina da Educação Física foi tecnicista, então abordaremos o pensamento crítico emancipatório, que foi discutido depois da ditadura militar, levando em conta que a idéia desse pensamento é formar cidadãos e seres reflexivos tendo um pensamento critico do que nos é passado nas aulas de educação física, mas não só o aluno e também o professor sabendo o que será dado com qual intenção, para quem/ por que.
A abordagem critica emancipatória veio através da necessidade de uma mudança no ensino aprendizagem da educação física escolar. Esse pensamento crítico levantou vários questionamentos para se repensar as aulas práticas, para que haja uma melhora e uma reflexão sobre o que os alunos estão aprendendo, o que o professor leciona, por que/ para quem ele leciona determinado assunto, e onde leva esse aprendizado para a formação desse aluno no âmbito escolar e na sociedade.
A abordagem crítica emancipatória compreende a educação física como algo errado, pois a educação física dada antigamente e até hoje em dia, é uma educação física que aliena e que exclui, além de não mostrar o porquê de determinada aula ou objetivo. Entende-se que tem que ser mudada para a reflexão dos alunos sobre o que é passado a eles e o como eles utilizarão isso na sociedade tendo um pensamento reflexivo sobre os assuntos tratados e como será utilizado no decorrer da suas vidas.
Essa abordagem nos faz pensar em como o individuo deve agir na vida, então deixando de lado o pensamento sobre o esporte para alto rendimento e visando a reflexão do esporte, que determinado conteúdo nos ensina e nos

Relacionados