Abordagem comportamentalista

Páginas: 7 (1733 palavras) Publicado: 30 de julho de 2013
Abordagem comportamentalista

2.1 características gerais:
Esta abordagem caracteriza-se pelo primado do objeto (empirismo). O conhecimento é uma descoberta e é nova para o individuo que a faz.
Os comportamentalistas ou behavioristas, consideram a experiência ou experimentação planejada como a base de conhecimento, ou seja a consideração de que o conhecimento é resultado direto daexperiência.
Para os positivistas lógicos o conhecimento consiste na forma de se ordenar as experiências e eventos por códigos simbólicos. Para os comportamentalistas a ciência consiste numa tentativa de descobri a ordem na natureza dos eventos.
Skinner pode ser considerado como um representante da “análise funcional” do comportamento. Segundo ele cada parte do comportamento é uma“função “.
Os modelos de instrução são desenvolvidos a partir da analise dos processos por meio dos quais o comportamento humano é modelado e reforçado. Implicam recompensa e controle, assim como o planejamento de aprendizagem, das seqüências de atividades de aprendizagem e a modelagem do comportamento humano.
O conteúdo transmitido visa objetivo e habilidades que levem a competência. Oaluno é considerado um recipiente de informações e reflexões.
Qualquer estratégia instrucional com base nesta abordagem deve considerar a preocupação cientifica que a caracteriza.
Para que se possa perceber a analise comportamental do ensino, é necessário se considerar que tanto os elemento do ensino como as respostas do aluno podem ser analisados em seus componentes comportamentais. Oensino é composto por padrões de comportamento que podem ser mudados através de treinamento. Os objetivos do treinamento são as categorias de comportamentos ou habilidades a serem desenvolvidas. Habilidades são compreendidas como respostas emitidas.
Finalmente nesse tipo de abordagem objetiva-se que o professor possa aprender a analisar os elementos específicos do seu comportamento e seuspadrões de interação.
2.2 Homem
O homem é uma conseqüência das influencias ou forças existentes no meio ambiente.
Se vamos usar o método da ciência no campo dos assuntos humanos, devemos pressupor que o comportamento é ordenado e determinado.
Ao contestar o controle exercido pelo homem autônomo e demonstrar o controle exercido pelo ambiente, a ciência do comportamento também parecequestionar a dignidade ou o valor .
O homem autônomo é um dispositivo empregado para explicar o que não podemos explicar por outro meio qualquer.
A ciência não desumaniza o homem , não lhe retira a condição de homúnculo, e deve fazê-lo se quiser evitar a abolição da espécie humana.
O homem, dentro desses referencial, é considerado como o produto de um processo evolutivo noqual essencialmente as mudanças acidentais no dote genético foram diferencialmente selecionados por características acidentais do ambiente.
2.3 mundo
A realidade, para Skinner é um fenômeno objetivo; o mundo já é construído, e o homem é produto do meio.
O meio pode ser manipulado. Para que a formulação das relações entre um organismo e seu meio ambiente seja adequada, devem-sesempre especificar três aspectos: a ocasião na qual a resposta ocorreu, a própria resposta e as conseqüências reforçadas.
Uma analise experimental do comportamento humano deveria, por natureza retirar as funções anteriormente atribuídas ao homem autônomo e transferi-las uma a uma, ao ambiente controlador.
2.4 Sociedade-Cultura
Esta categoria é bastante comentada na obra de Skinner,já que toda a sua proposta visa uma modificação social.
Para ele o ambiente social é o que chamamos de uma cultura. Da forma e preserva o comportamento dos que nela vivem.
A cultura é entendida como espaço experimental utilizado no estudo do comportamento.
A sociedade ideal para Skinner, é aquela que implicaria um planejamento social e cultural, como walden II....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Abordagem comportamentalista
  • abordagem comportamentalista
  • Abordagem Comportamentalista
  • Abordagem comportamentalista
  • Abordagem comportamentalista
  • A abordagem comportamentalista
  • Abordagem comportamentalista
  • Abordagem Comportamentalista

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!