abordagem comportamental tradiciol e humanista

2836 palavras 12 páginas
Politica Educacional no Brasil e tendências contemporâneas: trajetória histórica

A política pública em educação se traduz em ações que dão o alicerce para o atendimento aos ideais expressos nas leis. Para que se efetive, o planejamento educacional, em todos os seus níveis, pretende garantir a organização das ações, programas e planos e o financiamento da educação visa à garantia do desenvolvimento dos planos, programas e ações das políticas educacionais. Para entender o conceito de políticas públicas vamos tratar de alguns de seus elementos com o objetivo de delimitar sua abrangência e seu conteúdo temático partindo dos conceitos de Estado e governo. O conceito de nação vai ser apresentado com o objetivo de que se esclareça seu significado, diferenciando-o dos de Estado e governo.

Estado e seu conceito Para Vieira e Albuquerque (2002), muitas são as formas de entender o significado do conceito de Estado. No dicionárioKoogan Houaiss, de 2009, p. 341 Estado é entendido por meio da noção clássica de “povo social e política e juridicamente organizado, que, dispondo de uma estrutura administrativa, de um governo próprio, tem soberania sobre determinado território”. Assim, Estado pode ser entendido como a unidade administrativa de um território e se constitui pelas instituições públicas que o representam, organizam e que devem atender aos desejos e anseios de seus cidadãos, de suas instituições públicas e privadas. A educação escolar é uma das instituições que representam o Estado. .2 Estado e seus papéis Encontramos duas grandes correntes de pensamento que discutem o papel do Estado frente à sociedade, uma de fundamentação liberal e outra de suporte marxista. Cada uma explicita o tipo de relações entre os cidadãos de um país, como, por exemplo, direitos individuais e sociais.
Para organizar o funcionamento estatal, encontramos três poderes que fazem parte de sua estrutura formal para garantir que o Estado cumpra suas funções: poder

Relacionados