Abordagem comportamental da administração

Páginas: 9 (2055 palavras) Publicado: 27 de maio de 2012
VI – Abordagem Comportamental da Administração



A partir da década de 1950 uma nova abordagem da Administração surge tendo como bases a crítica nas Teorias Clássica e Burocrática, e apesar de críticas também feitas a Teoria das Relações Humanas, esta nova Teoria se apropria de seus conceitos, utilizando-os como base para fundamenta-se

Esta nova teoria se baseia no comportamento, pois éinfluenciado pelas teorias do comportamento ou teorias da psicologia (behaviorismo). Neste caso a Administração se apropria desses fundamentos para tornar a administração mais humana e flexível para as organizações.

Comportamento é a maneira pela qual um indivíduo ou uma organização age ou reage em suas interações com o meio ambiente, em resposta aos estímulos que dele recebe.

A TeoriaComportamental se fundamenta no comportamento individual para explicar o comportamento organizacional. Os autores desta teoria verificam que o administrador precisa conhecer as necessidades humanas para conhecer melhor o seu comportamento e ai poder usar a motivação como meio para melhorar a qualidade dentro das organizações.



Origem da Teoria Comportamental

Lançamento do livro “O ComportamentoAdministrativo” de Hebert A. Simon que ataca a Teoria Clássica e aceita (com os devidos reparos e correções) a Teoria das Relações Humanas.

Surgimento das teorias e da ciência do comportamento, vindas da psicologia, que dão impulso a busca de uma administração mais democrática, humana e flexível. Diferente um pouco da Teoria das Relações Humanas que se baseia na sociologia. Compartilha dealguns conceitos da Teoria das Rel. Humanas, mas como ponto de partida em busca de um aprofundamento, rejeitando aquela visão romântica que a Teoria das R. H. possuía.



Principais características da teoria Comportamental

• Foco nas pessoas e no ambiente



• Fundamenta-se no comportamento individual das pessoas, ou no grupo de pessoas



• Estuda as motivações humanas comoexplicação para o comportamento das pessoas. A administração precisa conhecer as necessidades humanas para melhor compreender o comportamento humano, e usar essa motivação (necessidades) para melhorar a qualidade de vida e a eficiência nas organizações

• Oferece vários tipos de estilo de administração. O estilo depende de como o administrador enxerga o comportamento humano dentro dasorganizações. Esta visão não molda apenas a forma de conduzir as pessoas, mas também de dividir o trabalho, planejamento, organização e no controle das atividades. A administração das organizações em geral é condicionada pelo estilo com que os administradores dirigem o comportamento das pessoas.

Em relação à motivação, vários estudos foram feitos a respeito, contribuindo em muito a compreensão docomportamento humano, aplicado à administração. Um dos estudos mais famosos a respeito foi a Hierarquia das Necessidades de Maslow



Hierarquia das Necessidades de Maslow

Abraham Maslow (1908-1970) apresentou uma teoria da motivação segundo a qual as necessidades humanas estão organizadas e dispostas em níveis, de acordo com a importância. Essa hierarquia de necessidades pode ser enxergadacomo uma pirâmide, da seguinte forma:

1) Necessidades Fisiológicas – de vital importância: alimentação, repouso, abrigo

2) Necessidade de Segurança – segurança, proteção contra ameaça, fuga do perigo

3) Necessidades Sociais – associação, participação, aceitação, afeto

4) Necessidade de Estima – respeito, autoconfiança, consideração, valorização

5) Necessidade deAuto-realização – autodesenvolvimento contínuo, “ambição”



5

4 Necessidades Secundárias

3

2

1 Necessidades Primárias



• Somente quando um nível inferior das necessidades esta satisfeito é que o nível imediatamente mais elevado surge. Ou seja, quando uma necessidade é satisfeita, ela deixa de ser motivadora do comportamento, dando oportunidade para que um nível...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Abordagem comportamental e sistêmica da administração
  • Abordagem Comportamental da Administração
  • Abordagem comportamental da administração
  • Abordagem comportamental na administração
  • Abordagem comportamental da administração
  • Tga
  • Abordagem comportamental da administração
  • ABORDAGEM COMPORTAMENTAL DA ADMINISTRAÇÃO

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!