ABORDAGEM COGNITIVISTA

995 palavras 4 páginas
ABORDAGEM COGNITIVISTA
Contexto Geral:
Nessa abordagem a utilização do termo “cognitivista” visa identificar os psicólogos que pesquisam os chamados “processos centrais” do indivíduo, tais como organização do conhecimento, processamento de informações, estilos de pensamento, estilos de comportamento etc.
Os principais pesquisadores nessa área são:
 Jean Piaget – biólogo e filósofo suíço;
 Jerome Bruner - psicólogo norte-americano.
Segundo Mizukami:
Características gerais
A organização do conhecimento se dá através de processamento de informações, estilos de pensamento ou estilos cognitivos, comportamentos relativos à tomada de decisões, etc.
Homem e mundo
Homem e mundo serão analisados conjuntamente, já que o conhecimento é o produto da interação entre eles, entre sujeito e objeto.
Sociedade-cultura
Os fatos sociológicos, tais como regras, valores, normas e símbolos de acordo com este posicionamento, variam de grupo para grupo, de acordo como o nível mental médio das pessoas que constituem o grupo.
Conhecimento
O conhecimento é considerado como uma construção contínua. A passagem de um estado de desenvolvimento para o seguinte é sempre caracterizada por formação de novas estruturas que não existiam anteriormente no indivíduo.
Educação
O processo educacional, consoante a teoria de desenvolvimento e conhecimento, tem um papel importante, ao provocar situações que sejam desequilibradoras para o aluno, desequilíbrios esses adequados ao nível de desenvolvimento em que a criança vive intensamente (intelectual e afetivamente) cada etapa de seu desenvolvimento.
Escola
Segundo Piaget, a escola deveria começar ensinando a criança a observar. A verdadeira causa dos fracassos da educação formal , diz , decorre essencialmente do fato de se principiar pela linguagem (acompanhada de desenhos e de ações fictícias ou narradas) ao invés de fazê-lo pela ação real e material.
Ensino -aprendizagem
Um ensino que procura desenvolver a inteligência

Relacionados

  • Psicologia
    182503 palavras | 731 páginas