ABORDAGEM CL SSICA DA ADMINISTRA O

656 palavras 3 páginas
ABORDAGEM CLÁSSICA DA ADMINISTRAÇÃO

- Prever: visualizar o futuro e traçar o programa de ação.

- Organizar: constituir o duplo organismo material e social da empresa.

- Comandar: dirigir e orientar o pessoal.

- Coordenar: ligar, unir, harmonizar todos os atos e todos os esforços coletivos.

- Controlar: verificar que tudo ocorra de acordo com as regras estabelecidas e as ordens dadas.

Estes elementos constituem o processo para o trabalho de um bom administrador, que deve ser planejado e garantir os cinco passos descritos acima. Interessante quando Fayol destaca que “tanto o diretor, o gerente, o chefe, o supervisor, como o encarregado – cada qual em seu nível – desempenham atividades de previsão, organização, comando, coordenação e controle, como atividades administrativas essenciais”.

Fica evidente a abrangência da função administrativa na empresa. Cada posto tem sua organização garantida pelos cinco passos. Porém vale ressaltar que a direção geral da empresa, deve seguir os cinco passos e ainda garantir os objetivos da empresa com vistas no que produz e na comercialização do produto.

Com isto, propõe a diferenciação entre a ação de dirigir e de administrar.

O administrar é inerente a qualquer função dentro de uma empresa; rege-se por princípios universais e aplicáveis a qualquer organização. O dirigir deve seguir os princípios da administração e manter os interesses gerais da empresa.

ABORDAGEM HUMANÍSTICA DA ADMINISTRAÇÃO

A pessoa é motivada essencialmente pela necessidade de estar junto de ser reconhecido de receber adequada comunicação a motivação básica do emprego, era meramente salarial uma vez que este estava preocupado em produzir o Maximo possível se suas condições físicas assim o permitissem, a fim de usufruir uma renumeração mais elava.

Maior atenção com a natureza do homem. Percebe-se que as características pessoais da cada um influenciam

Relacionados