ABORDAGEM CL SSICA DA ADMINISTRA O 1

1214 palavras 5 páginas
ABORDAGEM CLÁSSICA DA ADMINISTRAÇÃO

O mundo estava deixando a era da agricultura e do artesanato para trás e ingressava na era industrial. A indústria começou a conquistar o especo econômico e financeiro e as fábricas não paravam de crescer.
No despontar do século XX, dois engenheiros desenvolveram os primeiros trabalhos pioneiros a respeito da administração, eram eles:

Administração Científica com o americano Frederick Winslow Taylor
Teoria Clássica com o europeu Henry Fayol.

Começaram distintamente com a preocupação de aumentar a produtividade na empresa. Sua duração abrangeu aproximadamente as quatro primeiras décadas do século XX no panorama administrativo das organizações.
A origem da Abordagem Clássica da Administração está nas conseqüências geradas pela revolução industrial, basicamente no crescimento acelerado e desorganizado das empresas, exigindo uma substituição do empirismo e da improvisação, e a necessidade de aumentar a eficiência e competência das organizações no sentido de obter melhor rendimento possível dos seus recursos e fazer face à concorrência e competição que se avolumavam entre as empresas.

ADMINISTRAÇÃO CIENTÍFICA

O engenheiro Frederick Winslow Taylor (1856-1915), é o fundador da Administração Científica nasceu em Filadélfia, nos Estados Unidos.

A administração cientifica foi desenvolvida a partir do trabalho de Taylor, e essa escola era formada por engenheiros como Carl Barth (1860-1939), Henry L. Gantt (1861-1919), Harrington Emerson (1853-1931), Frank Gilbreth (1868- 1924) e Lilian Gilbreth (1878-1961).
Ênfase: Chão de Fabrica – Tarefas
Pensamento: Produção

O nome administração cientifica é devido à tentativa de aplicação dos métodos da ciência aos problemas da administração a fim de aumentar a eficiência individual. Iniciou-se no século, buscando a eliminação do desperdício, da ociosidade operária e a redução dos custos de produção. Com o objetivo de garantir uma melhor relação custo/benefício aos sistemas produtivos das

Relacionados