Abordagem clássica da administração

Páginas: 5 (1034 palavras) Publicado: 28 de abril de 2013
Abordagem Clássica da Administração

O panorama industrial no início do século XX tinha toda uma variedade incrível de empresas, com tamanhos altamente diferenciados, problemas de baixo rendimento da maquinaria utilizada, desperdício, insatisfação generalizada entre os operários, concorrência intensa, mas com tendências pouco definidas, elevado volume de perdas, decisões mal formuladas, etc.O crescimento acelerado e desorganizado dessas empresas ocasionou uma gradativa complexidade na sua administração e a necessidade de aumentar a eficiência e a competência das organizações, era cada vez maior, impulsionados por esses problemas, dois engenheiros desenvolveram os primeiros trabalhos pioneiros a respeito da Administração. Um era americano, Frederick Winslow Taylor, e veio adesenvolver a chamada Escola da Administração Científica, preocupada em aumentar a eficiência da indústria por meio, inicialmente, da racionalização do trabalho operário. O outro era europeu, Henri Fayol, e veio a desenvolver a chamada Teoria Clássica, preocupada em aumentar a eficiência da empresa por meio da sua organização e da aplicação de princípios gerais de administração em bases científicas. Sendoassim, podemos desmembrar a chamada Abordagem Clássica da Administração em duas escolas principais:

• Escola da Administração Científica (Taylor)
O objetivo inicial de Frederick Winslow Taylor estava voltado para eliminar os desperdícios nas indústrias americanas, comprovadamente um dos elementos importantes na formação dos preços dos produtos. Dessa forma, visava-se alcançar maiorprodutividade e, como menores custos e melhores margens de lucro, enfrentar a crescente concorrência em todos os mercados.
Ele realizou um paciente trabalho da análise das tarefas de cada operário, decompondo seus movimentos e processos de trabalho, aperfeiçoando-os e racionalizando-os gradativamente. Chegou à conclusão de que o operário médio produzia potencialmente muito menos do que era capaz, com oequipamento disponível. Daí, a idéia mecanicista de fazer com que o trabalhador se ajustasse à máquina. Em 1903, publicou seu livro denominado “Administração de Oficinas”, onde se preocupa exclusivamente com as técnicas de racionalização do trabalho operário, por meios do Estudo de Tempos e Movimentos. Observou, igualmente, que o trabalhador mais diligente perdia o estímulo e o interesse ao receberremuneração igual ao que produzia menos e concluiu pela necessidade de criar condições para pagar mais ao operário que produzisse mais.
Posteriormente, em uma fase que se costuma caracterizar com o 2º período de Taylor, este chegou à conclusão de que não basta a racionalização do trabalho operário, mas, que necessariamente, essa racionalização deve abranger toda a empresa, a estruturação geral daempresa.
Assim, em seu livro “Princípios da Administração Científica”, Taylor concluiu que a baixa produtividade do trabalho – que chegava a um terço do que seria normal – decorre não apenas do operário, mas, também de um sistema defeituoso de administração, aos métodos ineficientes de organização e falta de uniformidade das técnicas e métodos de trabalho. Nesse livro, Taylor enumera as bases daadministração científica:
1) O estudo do tempo e padrões de produção.
2) A supervisão funcional.
3) A padronização de ferramentas e instrumentos.
4) O planejamento de tarefas e cargos.
5) O princípio da exceção.
6) A utilização de instrumentos para economizar tempo.
7) Fichas de instrução de serviço.
8) A idéia de tarefa, associada a prêmios de produção.

• Teoria Clássica daAdministração (Fayol)
Conformes citado à cima, ao lado da Administração Científica de F. Taylor, desenvolvida nos Estados Unidos, surgiu na França o outro pilar da Escola Clássica, comandado por Henry Fayol.
Na Administração Científica a abordagem era fundamentalmente operacional (homem/máquina). Enquanto na Administração Científica a ênfase está colocada na tarefa que realiza cada operário, na Teoria...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Abordagem clássica da administração
  • abordagem clássica da administração
  • Abordagem clássica da administração
  • Abordagem Classica da Administraçao
  • Abordagem clássica da administração
  • Abordagem clássica da administração
  • Abordagem clássica da administração
  • Abordagem Clássica da Administração

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!