Abordagem clássica da administração

Páginas: 13 (3165 palavras) Publicado: 30 de março de 2011
INTRODUÇÃO

Neste trabalho, iremos encontrar informações sobre dois grandes personagens da administração mundial, Taylor e Fayol e seus seguidores.
Taylor estudava o problema de produção, para tentar uma solução que atendesse o problema de produção, para tentar uma solução que atendesse tanto aos patrões como aos empregados.
Fayol que enfatizou na estrutura que a organização deveria possuirpara ser eficiente.
Mostra também suas idéias, características e modelos de aplicações utilizado em empresas americanas e européias nas primeiras décadas do século XX e as adequações e vantagens, bem como suas restrições e falhas.

ABORDAGEM CLÁSSICA DA ADMINISTRAÇÃO

No século XX, dois engenheiros desenvolveram os primeiros trabalhos pioneiros a respeito da Administração.
Um era americanoFREDERICK WINSLOW TAYLOR, e veio a desenvolver a chamada Escola da Administração Cientifica preocupado em aumentar a eficiência da indústria por meio inicialmente, da racionalização do trabalho operário.
Outro era europeu HENRI FAYOL, e veio a desenvolver a chamada aplicação de princípios gerais de administração em bases cientificas.
Podemos desmembrar a Abordagem Clássica da Administração em duasescolas principais:

ESCOLA DA ADMINISTRAÇÃO
CIENTÍFICA TAYLOR ÊNFASE NAS TAREFAS

TEORIA CLÁSSICA DA
ADMINISTRAÇÃO FAYOL ÊNFASE NA ESTRUTURA

ADMINISTRAÇÃO CIENTIFICA
Principal Obra:“Princípios da Administração Científica”, de TAYLOR em 1911. O nome é devido à tentativa de aplicação dos métodos da ciência aos problemas da Administração, preocupado com o aumento da eficiência da indústria no nível operacional (operários).
* PRINCIPAL OBJETIVO: assegurar a máxima prosperidade para o empregador junto com a máxima prosperidade para o empregado.

PRIMEIRO PERIODO DE TAYLORADMINISTRAÇÃO DE OFICINAS
Preocupou-se, originalmente com a eliminação do desperdício na indústria americana e com o aumento da produtividade através da aplicação de métodos e técnicas da engenharia industrial.
Preocupou-se com as técnicas de racionalização do trabalho através da análise de tempos e movimentos, concluindo que o operário médio produzia muito menos do que era capaz, e que havianecessidade de criar um sistema de incentivos (pagar mais a quem produz mais).

DIVISÃO DO TRABALHO
Na racionalização, na redução dos tempos de execução do trabalho do operário: predomínio da atenção para o método de trabalho, para os movimentos necessários à execução de uma tarefa, para o tempo-padrão, permitindo a especialização do operário e o reagrupamento de movimentos, operações, tarefas, queconstituem a chamada “Organização Racional do Trabalho” (ORT).

ORGANIZAÇÃO RACIONAL DO TRABALHO (ORT)
Análise do trabalho e estudo dos tempos e movimentos: decompor cada tarefa e cada operação de tarefa em uma serie ordenada de movimentos simples. Os movimentos inúteis eram eliminados enquanto os movimentos úteis eram simplificados, racionalizados ou fundidos com outros movimentos, paraproporcionar economia de tempo e de esforço ao operário, ao mesmo tempo em que se fazia o estudo de tempos e movimentos, ou seja, a determinação do tempo médio que em operário comum levaria para executar a tarefa, adicionados os tempos elementares e mortos (espera, preparação). Com isto, padronizava-se o método de trabalho e o tempo destinado à sua execução. Essa analise apresentou as seguintes vantagens:1. Eliminar os movimentos inúteis, e treinamento de pessoal;
2. Tornar mais racional a seleção, e treinamento de pessoal;
3. Melhoria a eficiência do operário e o rendimento da produção;
4. Distribuir uniformemente o trabalho, para que não haja períodos de falta ou excesso de trabalho;
5. Ter uma base uniforme para salários equitativos e para prêmios por aumento de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Abordagem clássica da administração
  • Abordagem clássica da administração
  • abordagem clássica da administração
  • Abordagem clássica da administração
  • Abordagem Classica da Administraçao
  • Abordagem clássica da administração
  • Abordagem clássica da administração
  • Abordagem clássica da administração

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!