Abordagem clássica da administração

Páginas: 23 (5546 palavras) Publicado: 10 de dezembro de 2012
ABORDAGEM CLÁSSICA DA ADMINISTRAÇÃO



SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 3
1. Abordagem Clássica da Administração 4
1.1. Origem 4
2. Teoria Científica da Administração 4
3. Primeiro Período 5
3.1. Segundo Período 6
3.2. O Terceiro Período 7
3.3. Henry Ford 9
4. Critica a Administração Científica 10
5. Teoria Clássica da Administração 13
6. Funções básicas da empresa 13
7. Conceito deadministração 14
8. Princípios Gerais de Administração para Fayol 15
9. Teoria da Organização 16
10. Teoria da Administração 17
11. Administração Como Ciência 19
14. Críticas a Teoria Clássica 22
BIBLIOGRÁFIA 25

INTRODUÇÃO

Para se compreender as teorias de Administração, é importante resaltar o que é Teoria. De acordo com o dicionário on-line de português

Teoria: s.f.Conhecimento especulativo, ideal, independente das aplicações.
Conjunto de regras, de leis sistematicamente organizadas, que servem de base a uma ciência e dão explicação a um grande número de fatos.
Conjunto sistematizado de opiniões, de ideias sobre determinado assunto.
Fam. Utopia, irrealidade.
(DICIONÁRIO ON-LINE DE PORTUGUÊS)

No inicio do século XX, surgiu a Abordagem Clássica da Administração,desdobrada em duas orientações diferentes: A administração Cientifica e a teoria Clássica.
A Administração Cientifica foi desenvolvida nos Estados Unidos a partir dos trabalhos de Taylor, tinha ênfase nas tarefas.
Essa Abordagem Cientifica é uma abordagem de baixo para cima (do operário para o gerente) e das partes (operários e seus cargas) para o todo (organização da fabrica).
Em um dos livrosde Taylor, ele aborda técnicas de racionalização do trabalho (ORT), que é uma engenharia industrial dentro de uma concepção pragmática.
A teoria clássica foi desenvolvida na França com os trabalhos de Fayol. Seu objetivo era aumentar a eficiência da empresa, tinha ênfase na estrutura organizacional da empresa. Fayol predominava atenção para a estrutura organizacional e com os elementos daAdministração, com os princípios gerais da Administração e com departamentalização.
Ambas tiveram criticas, mas foram contribuintes para a busca de uma teoria administrativa moderna, da qual temos hoje.


1. Abordagem Clássica da Administração

2.1. Origem

A Abordagem Clássica da Administração surgiu na passagem para o século XX, ela foi uma das consequências da expansão daRevolução Industrial pela América, onde ocorreu um crescimento rápido e desorganizado das empresas. Entre, 1880 e 1890, nos Estados Unidos da América (EUA). Substituiu-se o capitalismo liberal pelos monopólios, instalando a produção em massa.
A maior complexidade de todo o sistema empresarial, aumento das instalações, demanda e padronização, exigiu mais eficiência e competência na realização dastarefas, abandonando o empirismo e a improvisação, buscando evitar o desperdício e economizar mão de obra.
Surgiram assim as primeiras condições de planejamento da produção, divisão do trabalho entre os que pensam e os que executam, criando as condições econômicas e técnicas para o surgimento do taylorismo nos Estados Unidos e do faylorismo na Europa. Onde estes “autores clássicos pretenderamdesenvolver uma ciência da Administração, cujos princípios, em substituição às leis científicas, pudessem ser aplicados para resolver os problemas da organização.” (CHIAVENATO, 2001).

2. Teoria Científica da Administração

A abordagem da Escola da Administração Científica é a ênfase nas tarefas, seu enfoque e preocupação básica era aumentar a produtividade da empresa através do aumento deeficiência no nível operacional, ou seja, nas atividades cotidianas dos operários.
“O nome Administração Científica é devido à tentativa de aplicação dos métodos da ciência aos problemas da Administração. Os principais métodos científicos aplicáveis aos problemas de Administração são a observação e a mensuração.” (CHIAVENATO 2001, pg. 57).
Essa abordagem foi desenvolvida por Frederick Winslow...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Abordagem clássica da administração
  • Abordagem clássica da administração
  • abordagem clássica da administração
  • Abordagem clássica da administração
  • Abordagem Classica da Administraçao
  • Abordagem clássica da administração
  • Abordagem clássica da administração
  • Abordagem Clássica da Administração

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!