Abordagem Burocrática da Administração

Páginas: 17 (4052 palavras) Publicado: 23 de outubro de 2013
Curso Técnico de Administração







ABORDAGEM BUROCRÁTICA DA ADMINISTRAÇÃO














São Paulo
2013





ABORDAGEM BUROCRÁTICA DA ADMINISTRAÇÃO




Trabalho há compor menção parcial na disciplina de Gestão Empresarial ministrada pela professora Sandra Regina.


Orientador: Sandra Regina















São Paulo
2013

SUMÁRIO


1Introdução 4

2 Origem da Burocracia 5

3 Max Weber e os tipos de sociedade e autoridade 6

4 Características da Burocracia segundo Weber 7

5 Vantagens e Disfunções da Burocracia 8

6 Visão dos teóricos modernos sobre a teoria weberiana 10

7 Graus de Burocratização nas organizações e Dimensões da Burocracia 12

8 Apreciação crítica acerca da Teoria da Burocracia 13

9 Conclusão14

10 Referências 15











INTRODUÇÃO
O presente trabalho refere-se à teoria da burocracia proposta por Max Weber, que surge após as teorias clássicas e científicas. Sendo esta, a teoria burocrática, uma forma organizacional que visa a eficiência e procura detalhar antecipadamente e nos mínimos detalhes como as coisas deverão ser feitas. O objetivo deste trabalho é analisartodas as questões acerca desta teoria, de modo que possamos compreender de que modo funciona e como é aplicada.
Serão foco do trabalho os aspectos principais da teoria, como por exemplo, sua origem, os tipos de sociedade e autoridade, as características da burocracia, vantagens e disfunções da burocracia, a visão dos teóricos modernos sobre a teoria weberiana, os graus de burocratização nasorganizações e as dimensões da burocracia e a apreciação crítica acerca da teoria da burocracia.
Para o desenvolvimento do trabalho a metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica juntamente com o acesso a sites de informações administrativas.




















Origem da burocracia

No século XX, após as Teorias clássicas e científicas, a administração teve um avanço nasorganizações que as levou a um novo patamar.
Assim tínhamos duas teorias, mas que eram bastante distintas, e nenhuma delas conseguiram nos mostrar uma visão mais abrangente das organizações, nem de suas estruturas com seus participantes que poderia ser aplicada em todo tipo de organização, e não apenas às indústrias, que eram o foco das Escolas Clássicas.
As indústrias começaram a desenvolver-sede pequenas instalações industriais para enormes complexos industriais que exigiam novos modelos administrativos, já que estavam se expandindo.
Dessa forma estudiosos tentaram formular uma nova Teoria Administrativa que abordasse de certa maneira o que as novas teorias não conseguiram abordar, e assim encontra na obra de Max Weber a fonte que englobava tanto a estrutura quanto os componentesdela: A Sociologia da Burocracia. Vista por ele como um tipo de poder.



















Max Weber e os tipos de sociedade e autoridade
Para Max Weber, a Autoridade poderia se manifestar sobre três formas: Para Max Weber a Autoridade ou Dominação se manifesta quando há a influência de alguém sobre outrem de forma legítima. Nesse ponto cabe uma distinção sutil com o conceito dePoder, que, de uma forma bem simplificada e reduzida, seria a capacidade de influência de alguém sobre outrem, mas, sem, propriamente, legitimidade - quem tem autoridade tem poder, mas quem tem poder não necessariamente teria autoridade.
1) A autoridade tradicional
Baseia-se nos costumes e tradições culturais de um determinado grupo ou sociedade, sendo melhor representados pelas figuras depatriarcas, anciãos, clãs em sociedades antigas, ou pelo senhor feudal na Idade Média ou mesmo pela família. A legitimação deste tipo de autoridade decorre dos mitos, costumes, hábitos e tradições, que passam de geração para geração ou é delegado, dependente da crença na santidade dos hábitos. A principal característica é o patrimonialismo. 
2) A autoridade carismática
Sua fonte decorre dos traços...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Abordagem burocratica
  • Administração Burocrática
  • Administração burocratica
  • administração burocratica
  • Administração burocratica
  • Abordagens burocratica, estruturalista e sistêmica
  • administração patrimonial e a administração burocrática
  • DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA BUROCRÁTICA À GERENCIAL

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!