Abolição da escravatura

Páginas: 3 (572 palavras) Publicado: 7 de agosto de 2014

01/ a abolição da escravatura que teve um aspecto fundamental na situação sócio-econômica brasileira. Com isso os ex-escravos passaram a constituir mão de obra remunerada e aumentar o contingentede consumo. Também socialmente teve um forte impacto pela mudança da condição social de escravo para trabalhador/consumidor, o que gerou reflexos diretos na economia.
02/
A questão religiosa foi umconflito ocorrido no Brasil na década de 1870 que, tendo iniciado como um enfrentamento entre a Igreja Católica e a maçonaria, acabou se tornando uma grave questão de Estado. Suas causas podem sertraçadas desde muito tempo antes, fundadas em divergências irreconciliáveis entre o catolicismo ultramontano, o liberalismo e o regime do padroado.
 Questão Militar foi uma sucessão de conflitosentre 1884 e 1887, suscitados pelos embates entre oficiais do Exército Brasileiro e a monarquia, conduzindo a uma grave crise política que culminou com o fortalecimento da campanha republicana. Foi uma dasquestões que assinalaram a crise do regime imperial no Brasil, conduzindo à proclamação da República em 1889.
03/
A proclamação da república - a famosa "Independência" - foi uma negociação que DomPedro I teve com Portugal, fazendo tratado de independência (ou seja, queria que o Brasil deixasse de ser colônia de Portugal) para que o Brasil, com um governo soberano, pudesse manter relaçõescomerciais com a Inglaterra e qualquer outro país que conviesse mais tarde. (isso porque o Brasil, como colônia, não podia firmar acordos comerciais a menos que Portugal deixasse). Foi esse o processo. DomPedro mandou cartas para Portugal e eles resolveram que mediante um pagamento tava tudo certo. Não assumiu uma forma revolucionária porque o povão pobre mesmo era formado por analfabetos que não tinhamnenhuma noção política; o poder político estava nas mãos das elites 

04/Bocaiúva considerava que o importante para o movimento republicano era a ampliação da sua influência política mais do que...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A abolição da escravatura
  • Abolição da escravatura
  • abolição escravatura
  • Abolição da Escravatura
  • Abolição da escravatura
  • abolição da escravatura
  • Abolição da Escravatura
  • Abolição da escravatura

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!