Abolição da escravatura

Páginas: 14 (3336 palavras) Publicado: 9 de junho de 2013
E.E. Antônio Belarmino Gomes






“Dia da consciência negra”




Turma: 02

Índice:

Introdução¬_ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _

Desenvolvimento_ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _

Anexos_ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _

Conclusão _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _Introdução :

O Dia da Consciência Negra comemorado no dia 20 de novembro procura lembrar a resistência do negro à escravidão de forma geral, desde o primeiro transporte forçado de africanos para o solo brasileiro (1594). Essa data nos refere há alguns tópicos da nossa história como a escravidão africana, abolição da escravidão, desigualdades brasileira,sistema penal brasileiro, todos esses temas envolvendo os escravos; que foram extremamente importantes para o crescimento da nossa sociedade.















Desenvolvimento:
Escravidão africana:
A sociedade brasileira formou-se e modificou-se sempre em função das necessidades e interesses econômicos do capitalismo. No séculoXVI, mais do que nunca, as potências européias precisavam acumular capital: a solução para se chegar a um custo baixo de produção foi a utilização do trabalho escravo. No caso de Portugal essa situação era agravada pelo fato de o país não possuir excedente populacional que pudesse suprir a Colônia. Além disso, os baixos salários não estimulavam a vinda de colonos para o Brasil.
Assim, osportugueses, que já exploravam o mercado africano de escravos, precisaram apenas ampliar o negócio, organizando a transferência dessa mão-de-obra para o Brasil. Ao contrário dos indígenas, os negros africanos já estavam habituados ao trabalho agrícola, ao pastoreio e à utilização de metais.
Na Colônia formaram então duas classes antagônicas: a dos senhores de engenho, vivendo na casa-grande, e a dosnegros escravos, na senzala.
"Os escravos são as mão e os pés do senhor de engenho, porque sem eles no Brasil não é possível fazer, conservar e aumentar fazenda, nem ter engenho corrente". Essa afirmação foi feita por Antonil, em Cultura e opulência do Brasil por suas drogas e minas, obra publicada em 1711. A frase expressa com grande realismo o papel do negro na sociedade brasileira.
No ano de1550, chegou ao Brasil a primeira leva de escravos, que desembarcou em Salvador. No começo, eram trocados por cachaça, fumo, bugigangas, instrumentos de metal e outras quinquilharias. Os principais grupos negros trazidos para o Brasil foram os sudaneses, originários da Nigéria, Daomé e Costa do Ouro: os bantos, de Angola, Congo e Moçambique; e os malês, sudanezes islamizados.
Cerca de 40% dos negrosescravis morriam durante a viagem nos porões dos navios negreiros. E, apesar da grande resistência dos que conseguiam desembarcar na Colônia, duravam como escravos apenas de sete a dez anos.
Toda a riqueza produzida na Colônia era fruto do trabalho escravo. Os negros conviviam com um pequeno número de assalariados, cuja função era vigiá-los e realizar trabalhos que exigiam certos conhecimentostécnicos. Essa situação obedecia ao espírito do capitalismo comercial, que visava obter o máximo de lucros com o mínimo de gastos.
O africano - arrancado de sua terra, de sua família, de sua cultura e trazido para o pesado trabalho escravo - com o tempo procurou formas de expressar sua resistência à escravidão.


Abolição da escravidão:
Na época em que osportugueses começaram a colonização do Brasil, não existia mão-de-obra para a realização de trabalhos manuais. Diante disso, eles procuraram usar o trabalho dos índios nas lavouras; entretanto, esta escravidão não pôde ser levada adiante, pois os religiosos se colocaram em defesa dos índios condenando sua escravidão. Assim, os portugueses passaram a fazer o mesmo que os demais europeus daquela época....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A abolição da escravatura
  • Abolição da escravatura
  • abolição escravatura
  • Abolição da Escravatura
  • Abolição da escravatura
  • abolição da escravatura
  • Abolição da Escravatura
  • Abolição da Escravatura

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!