abizou

477 palavras 2 páginas
Regeneração celular

AUTORES: Ariana Babo

Resumo:

Brasileiros desvendam regeneração celular e a descoberta chama atenção da comunidade científica mundial
Pesquisadores descrevem como a insulina proteína estimula a multiplicação de células no fígado. A descoberta abre novas possibilidades de tratamento para o cancro e outras doenças. Introdução:

Desenvolvimento:

Pesquisadores da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) fizeram uma descoberta que está a chamar a atenção de cientistas de todo o mundo.
Durante pesquisas de regeneração hepática com a insulina, o pesquisador e pós-doutorado André Oliveira percebeu que alguns receptores da substância, marcados por meio do processo de imunofluorescência, que os faz brilhar, estavam no núcleo das células. O questionamento, óbvio, era como e por que eles chegaram até lá.

Investigando o fenómeno, a equipe fez uma descoberta que deverá mudar os livros de fisiologia humana. A insulina, além da função metabólica, em que capta e armazena nutrientes para nosso organismo utilizar como combustível, tem outra função até então desconhecida: ela penetra a célula por meio de um receptor específico. “É como uma chave e uma fechadura. A insulina é a chave e tem uma fechadura na célula, que é seu receptor. Uma vez conectado, esse receptor vai com a insulina para dentro do núcleo. Lá dentro, ela estimula a liberação de cálcio, que, por sua vez, dá início ao processo de multiplicação celular”, explica a professora e pesquisadora
Maria de Fátima Leite, do
Departamento de Fisiologia e Biofísica do Instituto de Ciências Biológicas
(ICB). A novidade está documentada em imagens em movimento.

Fig.1

Fig.1

Reconstrução tridimensional de células marcadas com anticorpos e sondas fluorescentes permitem visualizar diferentes compartimentos intracelulares.
Célula superior mostra membrana plasmática em vermelho, núcleo em azul e a proteína de interesse

Lara Gabi Alves

Relacionados