Abertura de empresa

Páginas: 6 (1322 palavras) Publicado: 9 de abril de 2014
Teoria da Contabilidade I
Passivo e sua Mensuração

1. Qual a diferença entre uma exigibilidade normal e uma exigibilidade contingente? Exemplifique.
Exigibilidade normal: aquelas derivantes de obrigações a serem pagas em data determinada e para uma pessoa especificamente identificada e com valor estabelecido.
Exigibilidade Contingente: as que dependem da ocorrência de fatos futuros, no quese refere ao desembolso de recursos.
Exemplo: na questão de um processo judicial trabalhista: o fato gerador já ocorreu e, em consequência a ele, existir uma grande possibilidade de ganho para a empresa, este, deve ser considerado como uma obrigação contingencial; caso exista a quase certeza de perda para a empresa, este fato, estão, deve ser considerado uma exigibilidade normal, passiva deconstituir uma provisão.
2. Defina as principais características de um passivo.
- Uma Obrigação presente
Conter uma obrigação ou responsabilidade de presente com uma ou mais entidades prevendo liquidação pela transferência futura provável ou pelo uso de ativos numa data específica ou determinável na ocorrência de um evento predeterminado ou assim que seja solicitada;

- Obrigações Legais,justas ou construtivas
A obrigação ou responsabilidade compromete dada entidade, permitindo-lhe pouca ou nenhuma liberdade para evitar o sacrifício futuro;

- Transações e outros eventos
A transação ou outro evento que obriga a entidade, já ocorreu.
3. Certa empresa assinou um contrato de fornecimento a longo prazo, pelo qual se compromete a entregar, a partir do próximos mês, após a data deassinatura do contrato, mercadorias durante seis meses, no valor de venda de R$ 500.000,00 mensais. De modo geral, como trataria contabilmente o assunto? Por quê?
O contrato de entrega de mercadorias por seis meses gera uma obrigação para empresa e, portanto, deve ser registrado como um passivo. Em contrapartida, é gerada receita de vendas, crédito em estoque e débito em CMV.
4. A empresa Alfa temexigibilidades de curto prazo, em 31-12-X1, no valor de $1.500.000,00. Os vencimentos serão: 30% a 30 dias e 70% a 60 dias. A taxa de desconto é de 3% ao mês. Como deveria ser tratada no balanço a exigibilidade? Pelo valor nominal ou pelo valor presente? Por quê?
A exigibilidade de curto prazo da empresa Alfa deve ser tratada no balanço pelo valor presente.
Conforme determina o CPC 25, em caso devencimentos de curto prazo, caso não seja relevante, deve-se utilizar o valor nominal. Entretanto, no caso em tela, como o valor do desconto é relevante, cerca de R$ 45 mil só no primeiro mês, deve-se considerar como valor presente, conforme previsto no artigo 184 da lei 11.638/07 que sancionou este tipo de mensuração e avaliação.
Art.184............................................................
.......................................................................
III – as obrigações, encargos e riscos classificados no passivo exigível a longo prazo serão ajustados ao seu valor presente, sendo os demais ajustados quando houver efeito relevante.
5. Em relação ao Passivo, julgue os itens abaixo e, em seguida, assinale a opção correta.
I. Passivos podem decorrer de obrigaçõesformais ou legalmente exigíveis.
II. Existem obrigações que atendem ao conceito de passivo, mas não são reconhecidas por não ser possível mensurá-las de forma confiável. ALTERNATIVA CORRETA.
III. A extinção de um passivo pode ocorrer mediante a prestação de serviços.
6. Relacione a situação descrita na primeira coluna com o procedimento a ser adotado na segunda coluna e, em seguida, assinale aopção CORRETA.
(1) Há obrigação presente que, provavelmente, requer uma saída de recursos. (2) Nenhuma provisão é reconhecida, mas é exigida divulgação para o passivo contingente.
(2) Há obrigação possível ou obrigação presente que pode requerer, mas provavelmente não irá requerer uma saída de recursos. (3) Nenhuma provisão é reconhecida e nenhuma divulgação é exigida.
(3) Há obrigação possível...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Abertura de empresa
  • ABERTURA EMPRESA
  • Abertura de Empresa
  • Abertura de empresa
  • Abertura de empresa
  • Abertura de empresas
  • Abertura de empresas
  • Abertura de empresas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!