ABEP2004 529

4202 palavras 17 páginas
Comportamento da população brasileira sexualmente ativa, relacionado ao HIV/AIDS*
Ana Roberta Pati Pascom ♣♣
Aristides Barbosa Junior♦

Palavras-chaves: Aids; sexualidade; preservativos; testagem

Resumo
A associação entre a epidemia aids e o exercício da sexualidade vem desde o começo da epidemia, no início da década de 80, dado que, o comportamento sexual torna os indivíduos mais vulneráveis à infecção pelo HIV. Essa vulnerabilidade reside, principalmente, no uso inconsistente ou não uso do preservativo e no grande número de parceiros.
Em 2003, aproximadamente 69% dos brasileiros maiores de 14 anos declararam ter tido pelo menos uma relação sexual nos seis meses anteriores à pesquisa, o que corresponde a quase 91 milhões de pessoas. A pesquisa mostra que o brasileiro sexualmente ativo tem um alto grau de conhecimento sobre como se infectar pelo HIV
(quase 86% citaram espontaneamente a relação sexual) e como se proteger da infecção pelo HIV (quase 90% das pessoas sexualmente ativas citaram o uso de preservativos). Essa pesquisa mostra também que aproximadamente 78,5% das pessoas sexualmente ativas usaram preservativos com parceiro eventual na última relação e 20,2% com parceiro fixo. De acordo com a pesquisa ainda, 30% das pessoas sexualmente ativas já haviam se testado pelo menos uma vez na vida, o que é indicativo de aumento nessa proporção.
Os resultados mostram que os brasileiros estão adotando estratégias de prevenção e redução de risco. Essas estão refletidas na adoção de comportamentos seguros que previnem a infecção pelo HIV e sua transmissão, e também no conhecimento do status sorológico. Além disso, as maneiras de se infectar e de se transmitir o HIV são de conhecimento de grande parte da população sexualmente ativa.

*

Trabalho apresentado no XIV Encontro Nacional de estudos Populacionais, ABEP, realizado em Caxambu –
MG – Brasil, de 20-24 de Setembro de 2004.



Consultora da Área de Avaliação do Programa Nacional de DST/Aids.

Relacionados