Abdominopalstia

1349 palavras 6 páginas
RESUMO A abdominoplastia consiste na correção do excesso de tecido cutâneo e adiposo através de sua recessão. Pode estar, ou não, associado a procedimentos sobre sua musculatura. Complicações como seroma, hematoma, deiscência, necrose, trombose venosa periférica, transfusão sanguínea, infecção e embolia pulmonar podem ocorrer no pós cirúrgico da abdominoplastia. O objetivo geral desse estudo é identificar quais as principais complicações que ocorrem no pós-operatório de abdominoplastia associada ou não a outras cirurgias e como o profissional da estética participa nos cuidados pós-cirúrgicos. A pesquisa é exploratória, de campo, com abordagem qualitativa. A amostra será selecionada a partir da população que realizou a abdominoplastia associada ou não a outro tipo de cirurgia, totalizando 30 pacientes. Para a realização da coleta serão utilizados os prontuários com ficha de avaliação e acompanhamento dos pacientes que fizeram a abdominoplastia.

Palavras-chaves: Abdominoplastia. Pós-operatório. Complicações. Abordagem da estética.

_______________________________________________________________
¹ Aluna de pós-graduação em dermo estética da Fametro

1. INTRODUÇÃO O Brasil é um dos países campeões em número de cirurgia plástica estética e nossos médicos os mais respeitados internacionalmente. Em 2001, estimam-se terem sido efetuadas quase 400.000 operações plásticas, só perdendo em termos quantitativos para os Estados Unidos. Estes dados refletem a relevância do corpo para a sociedade contemporânea e sua busca incessante pela perfeição da escultura corporal. Esta procura desesperada alimenta uma pujante indústria da beleza (JABLONSKIB, 2001).
Maud (2003) afirma que, com a crescente integração do profissional esteticista com outros profissionais de saúde em consultórios e clinicas de cirurgias plásticas, sua participação nos cuidados pré e principalmente pós-cirúrgicos tornou-se mais pronunciada, operando

Relacionados