Abdome Agudo Medresumo

9671 palavras 39 páginas
Arlindo Ugulino Netto – CIRURGIA ABDOMINAL– MEDICINA P7 – 2010.2

MED RESUMOS 2011
NETTO, Arlindo Ugulino.

SEMIOLOGIA
DIAGNÓSTICO CLÍNICO DO ABDOME AGUDO
(Professor Felipe Rocha e Semin€rios – TURMA FAMENE 2007.2)
O termo abdome agudo indica qualquer distúrbio nãotraumático espontâneo súbito, cuja principal manifestação ocorre na área abdominal, principalmente na forma de dor, e para a qual pode ser necessária uma cirurgia em caráter de urgência. Como existe, com frequência, um distúrbio intraabdominal subjacente progressivo, o retardo indevido no diagnóstico e tratamento afeta de maneira adversa o resultado.
Um abdome agudo deve ser suspeito mesmo quando o paciente apresenta queixas brandas ou atípicas. A história e o exame físico devem sugerir as prováveis etiologias e orientar na escolha dos exames diagnósticos iniciais. Aliás, como veremos ao longo deste capítulo, o exame clínico é primordial no diagnóstico dos diversos tipos de abdome agudo, ao ponto de fazer dos demais exames, em muitos casos, meros procedimentos complementares.
O médico deve, então, decidir se há exigência de uma observação no hospital; se são necessários exames adicionais; se a operação precoce está indicada; ou se o tratamento não-operatório seria o mais adequado.

TIPOS DE D OR A BDOMINAL
A dor é o aspecto mais comum e predominante de um abdome agudo. A cuidadosa consideração da localização, modalidade de estabelecimento e de progressão, e o caráter da dor vão sugerir uma lista preliminar de diagnósticos diferenciais. As principais modalidades de dor são:
 Dor visceral verdadeira: é provocada por distensão, inflamação ou isquemia, que estimula os neurônios (fibras
C) dos receptores ou por envolvimento direito (por exemplo, infiltração maligna). A sensação centralmente percebida, geralmente, é lenta em seu estabelecimento, maciça, difusamente localizada, e protraída. Diferentes estruturas viscerais estão associadas a diferentes níveis sensoriais da coluna vertebral. Devido a isso, a

Relacionados

  • Cardiologia
    45499 palavras | 182 páginas