abdajd

584 palavras 3 páginas
INTRODUÇÃO

O ácido sulfúrico concentrado é um poderoso agente desidratante, reage com o açúcar, removendo a água e deixando um abundante resíduo de carvão. A reação envolvida é:
C12H22O11 (s) → 12 C (s) + 11 H2O (g)

O fenômeno acontece devido à desidratação do açúcar, quando o ácido entra em contato com suas moléculas de água. A reação gera calor e vapor, que evapora pelos poros da coluna negra, formada principalmente das moléculas de carbono que restaram. Quanto maior a quantidade de açúcar e ácido sulfúrico envolvidos na experiência, mais tempo dura o crescimento dessa torre e mais gás mortal será expelido dela.

OBJETIVOS

Objetivo desta experiência é fazer a observação do resultado da reação do ácido sulfúrico concentrado com o açúcar, dando assim o resultado da desidratação da sacarose.

MATERIAIS E REAGENTES

Para realizar o experimento foram utilizados:

● Açúcar.
● Ácido sulfúrico.
● Béquer.
● Bastão de vidro.

PROCEDIMENTO

1-No béquer coloque certa quantidade de açúcar
2-Adicione o ácido sulfúrico concentrado ao açúcar até o cobrir.
3-Com a ajuda do bastão de vidro, misture bem o ácido com o açúcar. Após alguns minutos, a mistura muda de cor, para preto, e expande-se para fora do béquer, acompanhado de aumento de temperatura, libertação de óxidos de enxofre e vapor de água e um cheiro intenso de açúcar queimado.

DISCUSSÃO DE RESULTADOS

Os resultados que obtemos é que o ácido sulfúrico reage com o açúcar, formando água, carbono e bastante calor, explicando as bolhas e a fumaça produzida, além do cheiro característico de açúcar derretido.
Quando olhamos para a estrutura do açúcar, vemos que não existem moléculas de água presente, mas sim, grupos OH e átomos de hidrogênio ligados aos carbonos. São estes grupos OH, também conhecidos como hidroxilas que

Relacionados