ABCDEW

648 palavras 3 páginas
Halliwick

“O Conceito Halliwick é uma abordagem para ensinar todas as pessoas, em particular as com deficiência física e/ou intelectual, a participar de atividades aquáticas moverem-se com independência na água e nadar” (Conceito Halliwick IHA 2010).

Quando o Halliwick foi desenvolvido (veja, para mais detalhes, “A História do Halliwick” no site da IHA) era chamado de Método Halliwick. Em 1994 a Associação Halliwick Internacional (IHA) foi fundada com objetivos de promoção e desenvolvimento do Halliwick por todo o mundo. Decidiu-se, então, usar o termo Conceito Halliwick visto que a palavra “conceito” sugere amplidão estruturada, dentro da qual, diferentes praticantes podem aplicar o Halliwick, como apropriado, em contextos diferentes.

O Conceito influenciou professores de natação tradicionais e técnicas de hidroterapia. Também foi desenvolvido dentro de atividades terapêuticas especificas. O Conceito Halliwick reconhece os benefícios que podem ser extraídos das atividades na água, e estabelece os fundamentos necessários para o ensino e aprendizagem neste ambiente. Estes benefícios são holísticos e incluem aspectos físicos, pessoais, recreacionais, sociais e terapêuticos. Portanto pode ter um importante impacto na vida das pessoas.

Filosofia
O Halliwick, desde sua concepção em 1949, sempre enfatizou a alegria de estar na água e como o prazer intensifica o aprendizado. Consistentemente manteve a filosofia de oportunidades iguais.
O Halliwick usa o termo “nadador” para todos que estejam aprendendo na água, que possam nadar independentemente ou não, assim, enfatiza a inclusão, participação e altas expectativas.
“Nadadores” aprendem a controlar o equilíbrio na água, sem ajuda de flutuadores. Conseguido através do trabalho na relação um-para-um com apoio mínimo e ajustável do assistente.
O trabalho em grupos dá ao “nadador” a chance de aumentar o aprendizado, visto a melhor motivação e deixa que aprendam uns com os outros. Grupos

Relacionados