Abate humanitário

Páginas: 5 (1024 palavras) Publicado: 2 de outubro de 2014
Introdução
O abate humanitário pode ser definido como conjunto de procedimentos que garantem o bem-estar dos animais, desde o embarque na propriedade rural até o manejo no matadouro frigorífico.Dentre as exigências requeridas para o abate humanitário é essencial que o manejo seja realizado sem sofrimentos desnecessários, prevalecendo condições humanitárias em todos os momentos que precedem oabate. Deve-se evitar que os animais sejam tratados com crueldade, estressados desnecessariamente.
Os principais pontos críticos durante o pré-abate e abate que necessitam maiores cuidados são: descarregamento e carregamento dos animais, transporte, condução aos currais e mangueiras, insensibilização e sangria.
Com o uso da prática de bons tratos além de respeitar os direitos dos animais e evitarsofrimentos também proporcionam um produto final diferenciado, ou seja, uma carne de qualidade.

















Steps
É um programa da WSPA – Sociedade Mundial de Proteção Animal (World Society for theProtectionofAnimals) que visa melhorias no bem-estar de animais de produção, por meio de treinamento para profissionais que atuam em frigoríficos.
Pontos críticos
A interaçãoinadequada entre os homens e os animais pode levar a um estresse psicológico e físico afetando o bem estar dos animais durante o embarque, o desembarque e a condução no matadouro frigorífico. As consequências são animais cansados, machucados e com a temperatura elevada.
Com o manejo incorreto as reservas de glicogênio na musculatura dos animais se consomem causando processos metabólicos que resultamna redução da qualidade da carcaça. Pode ocorrer a formação de carne PSE (pálida, mole e exudativa) ou carne DFD (escura,dura e seca). Estes apresentam vida de prateleira mais curta e são rejeitados pelo consumidor.
Dentre os machucados e lesões causadas pelo manejo inadequado existem: contusões, hematomas e fraturas. E estes diminuem o ganho comercial, pois condenam parte da carcaça.
A apanhanas aves, feita antes do transporte, tem um papel fundamental para garantir a qualidade da carne. Deve-se apanhar as aves uma por vez, pelo dorso e por cima das asas. Se apanhar pela asa, pela perna, ou cabeça pode acarretar lesões no local.
Transporte
No Brasil o principal meio de transporte é o rodoviário, a condução dos animais para o frigorífico é normalmente realizada por caminhões. Paragarantir o bem-estar dos animais o caminhão precisa ter condições de manutenção e higiene adequadas, densidade animal respeitando o espaço necessário para cada espécie animal para que eles possam se acomodar confortavelmente visando evitar acidentes com os animais durante o deslocamento como pisoteamentos.
Além disso o comportamento de motorista e a duração da viagem também são fatores importantespara o bem-estar do animal, visto que freadas e acelerações bruscas são causa de traumatismos, contusões e hematomas na carcaça.
A espera entre a chegada e o abate nas aves deve ser de no máximo uma hora, nos bovinos de seis a 24 horas.
Desembarque dos animais
É feito através da rampa de desembarque que auxilia na descida do caminhão, e esta deve ocorrer de forma segura e tranquila evitando-seque os animais fiquem agitados e estressados. Para que não ocorram quedas no desembarque a rampa deve ser com piso do tipo antiderrapante e sua declividade não ser muito acentuada. Com estas características é dado aos animais maior naturalidade ao ambiente e maior facilidade na decida.
Condução dos animais
Os animais devem sempre ser conduzidos com tranquilidade para evitar o estresse. Não sedeve força-los a realizar movimentos indesejados, os deixando a vontade para explorar o novo ambiente que estão sendo inseridos. Deve ser evitado o uso de aguilhões ou choques de alta voltagem para acelerar esse processo. O uso desses objetos é um importante causador de estresse nos animais de matadouro frigorífico. Além disso os cutucões com aguilhão e os choques em locais indevidos provocam...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Abate Humanitário
  • Abate humanitario
  • Abate Humanitário
  • Abate humanitário de bovinos
  • Abate Humanitário de Bovinos
  • Abate humanitario de bovinos e suinos
  • Aula abate humanitário
  • Abate

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!