ABATE FRIGORIFICO

1355 palavras 6 páginas
DESCRIÇÃO SUCINTA DO PROCESSO INDUSTRIAL, INDICANDO OS POLUENTES
PREVISTOS
A) ABATE DE BOVINOS
Os animais chegam ao frigorífico desembarcados por meio de rampa e conduzidos aos currais ou pocilgas/apriscos de espera, onde aguardam o momento do abate, sob o regime de dieta hídrica e jejum, por tempo regulamentar. Em seguida, são transferidos para os currais ou pocilgas de abate, deixando livre as instalações de “espera” para receberem novos lotes de animais. Das instalações de abate são conduzidas ao box de atordoamento, passando por chuveiros de aspersão afim de obter melhor qualidade no produto final.
O atordoamento se faz por vários processos, recomendados para cada espécie, sendo em seguida, guinchados pela perna esquerda, sangrados e, posteriormente, inicia-se os processos de retirada de chifres, esfola de cabeça, retirada de mocotós e esfola dos quartos e costados.
Após o processo de esfola, faz-se o deslocamento e oclusão do esôfago e desarticulação da cabeça. A cabeça, após lavagem e inspeção, será transportada para a seção de miúdos.
Antes de proceder a evisceração propriamente dita, faz-se a pré-evisceração, que consiste em serragem do peito e pequena abertura de ventre para a retirada de “neo-natos”, no caso de fêmeas. As vísceras brancas (abdominais) e vermelhas (toráxicas) são retiradas separadamente e após a inspeção, são transportadas para as seções de bucharia / triparia e miúdos, respectivamente, onde serão processadas.
Após a evisceração, a carcaça é subdividida ao meio, no sentido longitudinal, apresentando-se duas meias-carcaças, que darão um traseiro, um dianteiro e uma ponta de agulha. Após a divisão e inspeção de carcaça, inicia-se as operações de toalete, retirada de carne de sangria, diafragma (fraudinha) e pilar do diafragma, retirado os rins e rabada.
Em seguida as meias carcaças são carimbadas, subdivididas, pesadas e expedidas. No caso de utilizar a câmara de resfriamento faz-se a lavagem das peças, carimbagem,

Relacionados