Abastecimento De Gua Est Garantido Nas Pr Ximas Quatro D Cadas Em Goi Nia

848 palavras 4 páginas
Abastecimento de água está garantido nas próximas quatro décadas em Goiânia

O fornecimento de água em Goiânia e Região Metropolitana está em situação confortável para os próximos 45 anos, pois não há problemas com a chamada água bruta, contida nos mananciais. A situação favorável aos consumidores é reforçada pelo funcionamento do novo Sistema Produtor Mauro Borges. Pelo menos essa é a previsão do presidente da Saneago avaliou a situação da capital no recente panorama de escassez hídrica em todo o País, principalmente no Estado de São Paulo, que passa por uma crise sem precedentes.No tempo seco e de estiagem, o auto consumo do produto aumentou em 30% na capital goiana, principalmente pelo uso inadequado e pelo prolongamento do período sem chuvas. “Nosso sistema trabalha 24h por dia e estamos sujeitos à interrupção de energia elétrica [por conta do uso em excesso]. O sistema está exaurido e não é culpa da Celg e, sim, do clima”. Foi citados que os mananciais estão preservados e que, há sim, interrupção no fornecimento dos serviços, mas em pontos isolados.
Júlio Vaz minimiza o problema alertando que isso ocorre porque o bombeamento acontece apenas na fonte. Seria pior, pontuou, se as falhas fossem na captação. “Hoje, estamos em alerta máximo.”
Em análise final, o presidente concluiu que o problema pelo qual passa a capital de São Paulo é climático, o que não acontecia há tempos. “Se tivermos a mesma situação [de falta de chuvas] em Goiás, vamos ter problemas. Precisamos de chuva para repor o conteúdo. O problema não é de governo, pois no interior também há falhas”, explicou.
Investimentos
O presidente da Saneago lembrou que os investimentos que estão sendo feitos vão sanar os problemas no próximo ano. “Produzimos 4,5 mil litros de água por segundo a partir dos dois sistemas: do Meia Ponte e do João Leite”, listou, complementando que a população goianiense está gastando tudo o que está sendo produzido.
No entanto, alerta que os possíveis problemas em equipamentos

Relacionados