abastecimento de agua em tutuoia

512 palavras 3 páginas
UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO
CAMPUS PINHEIRO
CURSO DE MEDICINA
BASES DA FORMAÇÃO CIENTÍFICA

ANÁLISE CRÍTICA DO ABASTECIMENTO
E SANEAMENTO DA CIDADE DE TUTÓIA-MA

Aluna: Rayssa Daiana Silveira Okoro

CARACTERIZAÇÃO DO MUNICÍPIO

O município de Tutóia localiza-se na região norte litoral do estado do Maranhão, mais especificamente dentro da microrregião Lençóis Maranhenses, com uma população de aproximadamente 52.788 habitantes.

PERFIL SÓCIO ECONOMICO

Cerca de 36% da população reside na zona urbana. A incidência de pobreza no município é de 60,98% e o número dos que vivem abaixo do nível de pobreza é de 51,7%. O município também apresenta baixo desempenho no IDH (0,538).

ASPECTOS HÍDRICOS

A cidade conta com um aqüífero subterrâneo situado em terrenos arenosos e de cascalhos - região costeira - caracterizado pelo alto fluxo (permeabilidade) e boas condições de estocagem (porosidade).

ABASTECIMENTO E CONSUMO

Em Tutóia, o abastecimento hídrico se dá pelo SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgoto), que atende as casas por uma rede central de abastecimento. O serviço do sistema de abastecimento de água na cidade prestado pela Companhia de Águas e Esgotos do Maranhão (CAEMA) atende através do fornecimento por tubulações da água captada no Rio Bom Gosto que fica a 12 quilômetros da sede. No entanto, apenas uma parcela mínima da população recebe água (sem os prévios cuidados de tratamento). Assim, uma significativa parcela da população do município faz o uso da água subterrânea através da captação feita por poços para consumo básico, inclusive beber. Por isso,uma quantidade expressiva de água é explotada do aquifero subterrâneo da região, existindo um grande número de poços artesianos no município. Nas comunidades mais carentes, o consumo doméstico é feito através de poços manuais. Já para os outros setores sociais o consumo se dá por poços tubulares.
Deve-se ressaltar que a cidade conta com cerca de 15 poços públicos e 14 poços

Relacionados