Abandono e maus tratos a animais dom sticos Atualizado

1816 palavras 8 páginas
Abandono e maus tratos a animais domésticos1
Alana DINIZ2 Débora PEREIRA3
Caique STÉFANO4
Guilherme SANTOS5
Jonatas FERREIRA6 Luana MACHADO7 Pedro SILVA8
Ritielli SILVA9 Patrícia OLIVEIRA10
Rodolfo PIMENTA11
Jaqueline MORELO12
Centro Universitário de Belo Horizonte, Belo Horizonte, MG

RESUMO

A condição de maus tratos e abandono a animais domésticos mexe muito com a emoção das pessoas, portanto o grupo identificou a importância de tratar desse tema que abrange a vida desses seres que apresentam grande vulnerabilidade em relação a seus agressores, os humanos. A partir disso, escolhemos a ONG Cão Viver - já conhecida e respeitada por seu trabalho sério com cães e gatos - para desenvolver um projeto de conscientização que envolveu uma série de ações como apoio de mídia, criação de página em rede social, e um ato de conscientização nas ruas de Belo Horizonte. Tudo isso para linkar com o tema e dar maior consistência à causa.

PALAVRAS-CHAVE: Animais domésticos; Ação social; Maus-tratos; Abandono; Adoção.

1 INTRODUÇÃO

Como parte da formação do terceiro módulo do Centro Universitário de Belo Horizonte, curso de Publicidade e Propaganda foi proposto aos alunos que escolhessem uma entidade do terceiro setor para desenvolver junto a ela um projeto social capaz de evidenciar as causas por ela tratadas.
O grupo optou por trabalhar com o tema de abandono e maus-tratos a animais domésticos com base na diretriz criada em 1978 pela ONU (Organização das Nações Unidas) que prevê uma série de direitos a animais e na Lei de Crimes Ambientais - Lei 9605/98 de 12 de Fevereiro de 1998 que entre seus artigos especifica:
Dispõe sobre as sanções penais e administrativas derivadas de condutas e atividades lesivas ao meio ambiente, e dá outras providências:
Art. 32. Praticar ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos [...]
Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9605.htm> Acesso em: 16/11/14.

Relacionados

  • Psicopatologia E Semiologia Dos Transtornos Mentais Paulo Dalgalarrondo
    198796 palavras | 796 páginas
  • PORTUGUES NO DIREITO Ronaldo Caldeira Xavier
    93189 palavras | 373 páginas
  • Band of brothers - livro
    136809 palavras | 548 páginas
  • Lições preliminares do direito
    274624 palavras | 1099 páginas