ABA Consiste No Ensino Intensivo Das Habilidades Necess Rias Para Que O Indiv Duo Diagnosticado Com Autismo Ou Transtornos Invasivos Do Desenvolvimento Se Torne Independente

384 palavras 2 páginas
ABA consiste no ensino intensivo das habilidades necessárias para que o indivíduo diagnosticado com autismo ou transtornos invasivos do desenvolvimento se torne independente. O tratamento baseia-se em anos de pesquisa na área da aprendizagem e é hoje considerado como o mais eficaz.
O ensino de novas habilidades a partir do uso de reforçadores positivos :
Cabe ao analista do comportamento, a tarefa de preparar o ambiente de forma que novas habilidades possam ser ensinadas. O analista do comportamento investiga quais são as habilidades presentes e quais são os pré-requisitos para se ensinar habilidades subseqüentes. Para que o ensino de novas habilidades seja efetivo, o analista do comportamento terá que estudar minuciosamente os procedimentos de ensino propostos pela Análise Comportamental Aplicada e adaptar individualmente cada procedimento.
O Analista do Comportamento deve identificar quais são as habilidades que o aluno apresenta e quais são as que precisa aprender. Habilidades básicas tais como contato visual, sentar independente, seguir instruções simples e imitação motora devem ser ensinadas, se necessário, antes de se introduzir habilidades descritas em um currículo mais intermediário, tais como reconhecimento de objetos, nomeação, reconhecimento de números, atividades da vida diária (por exemplo: escovar os dentes ou lavar as mãos) e, finalmente, as habilidades pertinentes a um currículo mais avançado, tais como gramática, conceitos matemáticos, emoções (Taylor and McDonough, 1994).
O ensino de comunicação funcional bem como o de novas habilidades deve ocorrer preferêncialmente através do uso de reforçamento positivo (Sidman, 1989) e não através de métodos tais como coerção e punição.
Pace, Ivancic, Edwards, Iwata e Page (1985) descrevem um procedimento que vem sendo extensamente utilizado. Nesse procedimento 16 possíveis itens reforçadores podem ser identificados para cada aluno, através da apresentação individual de cada um desses itens e do

Relacionados