Aatividades Práticas Supervisionadas

5731 palavras 23 páginas
UNIVERSIDADE PAULISTA- UNIP

O CRESCIMENTO DA PARTICIPAÇÃO DO SETOR PÚBLICO NA ATIVIDADE ECONOMICA

GABRIELLA DA SILVA LIMA – RA C086614

GABRIELLA DA SILVA LIMA

O CRESCIMENTO DA PARTICIPAÇÃO DO SETOR PÚBLICO NA ATIVIDADE ECONOMICA

Trabalho apresentado à Universidade Paulista - UNIP, como exigência parcial para conclusão do primeiro semestre em Direito, na disciplina de Atividades Práticas Supervisionadas sob a orientação do Professor José Marques.

SÃO PAULO/2014

RESUMO

Durante toda a história da economia, o domínio do Estado variou entre o absolutismo e o liberalismo até alcançar a definição atual do nível da intervenção estatal o neoliberalismo. No modelo liberalista, o Estado não poderia intervir na economia, o mercado era livre e o governo deveria ser neutro, o principio do liberalismo percorreu até a Crise de 1929, ocorrida pela quebra da bolsa de Nova York, logo com o auxilio da teoria Keynesiana o Estado passou a enxergar que havia a necessidade de sua intervenção na economia, porém com o decorrer do tempo o Estado possuía atribuições em excesso o que o tornou incapaz de desempenhar todas as suas funções de forma eficiente, então o Estado buscou reduzir sua atividade dentro da economia passando a atribuir apenas funções reguladoras.
O Estado brasileiro inspirou-se no governo americano, a partir da década de 30 durante o governo de Getulio Vargas foram criadas empresas estatais. O Brasil obteve um desenvolvimento econômico considerável no governo JK, quando as empresas internacionais abriram filiais no Brasil trazendo trabalhadores do campo à cidade e com a criação de rodovias, indústrias e da capital do país que passou a ser Brasília, porém, todas essas reformas criaram dividas internacionais, que mais adiante foram amenizadas com a privatização de grande parte das empresas estatais para que o governo diminuísse sua

Relacionados

  • wallac
    1089 palavras | 5 páginas
  • Atps
    1779 palavras | 8 páginas
  • Empresa massas alimentícias - vigilância sanitária
    15218 palavras | 61 páginas
  • Trabalho
    233322 palavras | 934 páginas