AASV NB

749 palavras 3 páginas
O estilo Realista fixa-se na realidade social cercada de problemas cotidianos e rotineiros. O foco de atenção do escritor é a estrutura da sociedade, descrita de maneira fotográfica.

Embora seja uma continuidade do Romantismo, o Realismo enfoca o indivíduo em sociedade. O foco de interesse realista desloca-se do sujeito individualizado para o seu convívio social.

O herói romântico desaparece e o anti-herói surge como uma personagem degradada pela sociedade burguesa. Nenhuma situação é gratuita nem as personagens surpreendentes: os fatores sociais explicam as ações que são determinadas por uma rigorosa lógica de causa e efeito.

A narrativa é lenta com descrições minuciosas.

O estilo Naturalista baseia-se em teorias científicas da época e aprofunda alguns aspetos do Realismo.

Contexto Histórico:

Por volta de 1830, a classe operária inicia a separação um processo de separação com a burguesia. Em 1848, o proletariado faz sua primeira revolução, "A Primavera dos Povos" que atingiu toda a Europa e teve intensa conotação social.

A Segunda Revolução Industrial, as novas formas de organização capitalista, o grande avanço técnico-científico, com desenvolvimento nas diversas áreas, como: uso do aço, da eletricidade, das máquinas automáticas não permitem mas exageros sentimentais. As pesquisas nos campos da Física, da Química, da Biologia e da Medicina assim como o desenvolvimento dos transportes e das comunicações, colocam o homem em um ambiente social de desigualdade e conflitos.

Algumas teorias científicas substituem o idealismo e o tradicionalismo pelo materialismo e pelo racionalismo. O método científico passou a ser o meio de análise e compreensão da realidade. Essas teorias deram fundamento ideológico à literatura do Realismo Naturalismo

* Teoria Determinista (Hippolyte Taine)
Apregoa que o comportamento humano é determinado pela hereditariedade, pelo meio e plo momento (circunstância)

* Teoria Evolucionista (Charles Darwin)

Relacionados