AASSSSIISSTTÊÊNNCCIIAA DDEE EENNFFEERRMMAAGGEEMM AAOO RRNN AANNEENNCCÉÉFFAALLOO:: SSIIGGNNIIFFIICCAADDOOSS EE DDIILLEEMMAASS NNAA CCOONNCCEEPPÇÇÃÃOO DDOO EENNFFEERRMMEEIIRRO

10911 palavras 44 páginas
12

CAPÍTULO I: CONSIDERAÇÕES INICIAIS

1.1. Despertando para o problema

O presente trabalho tem como objeto de estudo a assistência de enfermagem ao RN anencéfalo nascido vivo, no aspecto do significado da criança anencéfala e da assistência para os enfermeiros, assim como possíveis dilemas, vivenciados pelo mesmo. O interesse pelo tema se deu gradualmente desde o início da vivência acadêmica, onde nos deparamos com uma realidade, que no início parecia distante: a realização de um trabalho científico ao final do curso. No decorrer da graduação, a inquietação e ansiedade para desde cedo definir a área e assunto ao qual se irá trabalhar permeou a nossa mente e de vários acadêmicos. Cada vivência, aulas e experiências vividas durante a nossa formação se tornaram instrumentos sensibilizadores e de observação.
Sendo assim, ainda no decorrer da graduação, surgiu o interesse pelo tema anencefalia, mas do ponto de vista bioético e relacionado ao aborto, tendo em vista a polêmica e imensa complexidade do assunto, bem como os dilemas éticos presentes, sendo a discussão de extrema importância para o direcionamento de políticas, melhor esclarecimento da sociedade e profissionais de saúde ao assunto.
Apesar disso, a exposição á diversas realidades e assuntos presentes no meio científico, atraentes e que despertam interesse, fizeram que por um tempo, o tema anencefalia ficasse provisoriamente guardado.
Rapidamente, chegamos ao período inevitável, tão importante na vida de um graduando, a escolha de área e tema de seu TCC não pode ser mais adiada. Nesse contexto, intensificamos a observação, na busca de temas á serem abordados.
Durante uma visita ao hospital de referência na área materno-infantil, na cidade do Rio de Janeiro, á fim de concorrer á uma vaga de estágio em enfermagem observamos a grande presença de casos específicos e raros na assistência de saúde, pouco discutidos e trabalhados na enfermagem, dentre os quais, a anencefalia. Ainda

Relacionados