aasfas

658 palavras 3 páginas
Correção do Teste

1.
1.1) A função aprovisionamento é uma das funções principais da empresa, que funciona na dependência da Direção Geral, quando a importância e complexidade das compras o aconselham. Por exemplo, em algumas empresas, a função aprovisionamento aparece subordinada à função produção. Em qualquer caso, compete-lhe garantir o abastecimento da empresa, de modo a que os diferentes departamentos disponham do material certo, na quantidade certa, no lugar certo e na hora certa.

1.2) Objetivos da função aprovisionamento os seguintes:
Racionalizar os montantes financeiros investidos em stocks;
Reduzir o custo total dos bens armazenados;
Reduzir a probabilidade de ruturas;
Reduzir perdas por deterioração, roubo ou obsolescência;
Ajudar à escolha adequada dos fornecedores;
Proceder atempadamente a reclamações causadas por anomalias de materiais, junto dos fornecedores;
Desenvolver uma boa imagem da empresa, especialmente junto dos clientes e dos fornecedores.

2.
2.1)
1. Receber as Requisições - As áreas funcionais da empresa dispõem de impressos próprios - Requisição de Material - para indicar a quantidade e qualidade dos materiais pretendidos, incluindo geralmente uma coluna para indicar a quantidade disponível, obrigando o requisitante, que assina a requisição, a verificar se realmente necessita desse material. O original é enviado ao Serviço de Compras e o duplicado fica no serviço requisitante.
2. Rever as requisições - O Serviço de Compras não tem geralmente autoridade para substituir ou modificar os materiais pedidos pelas áreas funcionais, mas tem a responsabilidade de questionar as requisições e sugerir alternativas, num esforço de cooperação com as áreas técnicas para descobrir novos meios e avaliá-los em função do conhecimento que tem do mercado abastecedor.
3. Selecionar o fornecedor - O processo de seleção do fornecedor faz-se com base nas fontes de informação disponíveis, procurando seguir de perto a atuação dos

Relacionados