Aas inovações pedagógicas na atuação do professor e implicações para a formação docente

Páginas: 5 (1062 palavras) Publicado: 27 de julho de 2011
AS INOVAÇÕES PEDAGÓGICAS NA ATUAÇÃO DO PROFESSOR E IMPLICAÇÕES PARA A FORMAÇÃO DOCENTE

Todo o Sistema Educacional está desafiado a atualizar os seus papéis, rever conceitos, paradigmas e procedimentos, para mudar, transformar, inovando a prática pedagógica, integrando teoria e prática na ação reflexão/ ação democrática.No Artigo 14 da LDB 9394/06, que trata da Gestão Democrática, fala-se sobreo Projeto Pedagógico da Escola, requisito fundamental, quando representa uma intenção coletiva.
Assim, Projeto Pedagógico da Escola e Projeto Curricular da Escola têm o mesmo significado e após a LDB as expressões Proposta Pedagógica, Projeto Pedagógico e Projeto Político Pedagógico se popularizassem nas escolas. No aspecto teórico-prático para a elaboração do Projeto Pedagógico da Escola, alémda intenção coletiva, é importante ressaltarmos os processos de planejamento e gestão que devem integrar conhecimento, reflexão, mudança e atualização.
Com base nas concepções pedagógicas, também na elaboração do Currículo Pedagógico, devem-se utilizar aspectos didáticos, tendo-se como direcionamento as Tendências Pedagógicas, que vão influenciar no desenvolvimento, desempenho e gestão doprojeto.
As Tendências são:
Tradicional – tem como objetivo a transmissão do conhecimento pelo professor. A relação entre o professor e seus alunos, é sempre autoritária, e desvincula a prática escolar do cotidiano do aluno,.
Escola Nova – promove a aprendizagem do aluno de modo ativo.O aluno é o centro do processo escolar e o professor é o facilitador, emprega sua sabedoria , experiência ecriatividade para promover a aprendizagem de seus alunos,
Tecnicista – como o nome já diz, alia técnica + conhecimento e tem como objetivo preparar o profissional para o mercado de trabalho, também acredita no ensinar e aprender como formas de avaliação.
Crítica – a atuação da escola, consiste na preparação do aluno para o mundo adulto, participação ativa e organizada na democratização da sociedade,Pós crítica - Pós LDB 9394/96 – conhecimento é o resultado da ação entre sujeito e objeto, na visão de Piaget, Vygotsky e Wallon. Valoriza a avaliação.
Face ás grandes mudanças no contexto educacional atual, notadamente, o currículo escolar, integra as tendências Tecnicista, Escola Nova, Crítica e Pós crítica.
Eyng escreve o seguinte; há duas formas de organização curricular:
a) Currículo linear- abrange propostas pedagógicas operacionalizadas pelas escolas Tradicional, Nova e Tecnicista na educação brasileira.
b) Currículo integrado – promove a inter-relação teórica-prática no processo formativo.
Justificam-se todas estas interações, pois no processo de inovação pedagógica, o professor é o principal agente e gestor, inovador e desafiado a gerenciar a sua própria aprendizagem, já que éensinando que se avalia e é avaliando que se aprende.
“Não podemos desarticular a formação dos projetos das escolas, ou seja, existe a necessidade de valorizar, articular e tornar único o espaço da formação continuada e o espaço da atuação do profissional” EYNG- 2007.
Quanto á Didática, abordaremos fatos relevantes que aconteceram, fundamentais para o fortalecimento e grandiosidade do ensino,principalmente nos Cursos de Magistério e Curso Normal de nível médio na educação brasileira.
Em 1972, aconteceu o 1º Encontro Nacional de Professores de Didática. Momento histórico caracterizado pelo esforço do Estado, em racionalizar o processo produtivo, tendo em vista a retomada do crescimento econômico e o desenvolvimento industrial.. A Educação passa a ser vista como fator dedesenvolvimento, portanto, como investimento individual e social.
Também nesse período, foram definidas questões como:
a) ORIENTAÇÃO BÁSICA para o modelo educacional que iria fundamentar o ensino de 1º e 2º graus
b) VALORIZAÇÃO DO TRABALHADOR; que passa a ser estimulado individualmente por meio de diferenças salariais, com gratificações e outros incentivos,
c) VALORIZAÇÃO DO PROFESSOR: intelectuais...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!