AARTEDAGUERRADESUNTZUPARALDERES 20150611212312

956 palavras 4 páginas
A ARTE DA GUERRA DE SUN TZU PARA LÍDERES, GERENTES E EXECUTIVOS
O mundo dos negócios é como um campo de batalhas, pois a competição que a gente vive hoje é literalmente uma guerra, mudou o passado e o futuro caminha de forma muito diferente, o número de fornecedores de ontem era significativamente inferior ao de hoje, assim como os produtos e os serviços passaram a ser múltiplos e suas características tornaram-se equivalentes, por isso mesmo os produtos passaram a ser commoditie, os diferenciais se anularam e o que se busca hoje é a diferenciação.
Os gerentes e os executivos tem que estar atentos a todas essas modificações para encarar essa verdadeira guerra , eles tem que ter estratégias , e estratégia na origem grega significa “a arte de um general”.
Então é possível fazer uma analogia entre o mundo dos negócios e a guerra. Os objetivos de um general são o de consolidar seu governo dentro de um território existente, assim, ou ele vai tomar as defesas do seu território ou vai expandir, conquistar outros territórios vizinhos para justamente evitar que algum tipo de ameaça venha a causar algum tipo de sobressalto ao seu poder soberano.
É o que se exige dos responsáveis pelo Marketing, que trate o mercado onde atue como um campo de batalha, onde ele vai fazer a defesa do seu território ou ele vai buscar maior participação de mercado, que é o marketing share, fatia ou quota de mercado que uma empresa tem no seu segmento. Onde ele prevê exatamente a forma de expansão e crescimento, introduzindo novos produtos para o mesmo mercado, buscar novos mercados para os mesmos produtos, ou novos clientes para os mesmos produtos, ou mesmo novos clientes para novos produtos e novos mercados.
Sun Tzu já nos dizia:
Aquele que conhece a si mesmo e ao inimigo deverá vencer todas as batalhas.
Aquele que se conhece, mas não ao inimigo, terá metade da chance de vencer.
Aquele que não se conhece, nem ao inimigo, perderá todas as batalhas.
Diante dessa fala torna-se quase impossível de

Relacionados