AAnálise crítica do documentário

725 palavras 3 páginas
3) ANÁLISE CRÍTICA DO DOCUMENTÁRIO “O QUE ACONTECE QUANDO NOS APAIXONAMOS (http://www.etologia-no-dia-a-dia.blogspot.com)

Segundo o documentário, nosso corpo reage de forma diferente quando estamos apaixonados Nosso corpo é atingido por uma tempestade de emoções; o coração aumenta a frequência e passamos a ter uma sucessão de reações incontroláveis. Ao se deparar com a pessoa amada, o rosto fica vermelho, devido a dilatação dos vasos sanguíneos que se alastram por baixo da pele e sentimos rubores, arrepios e suor frio, uma vez que nossa temperatura subiu muito. Apresentamos certa confusão mental – a atração súbita nos faz liberar mais hormônios e neurotransmissores, moléculas invisíveis que alteram nosso comportamento emocional – é como se um maremoto estivesse envolvendo um cérebro apaixonado.
Em um reencontro dos apaixonados, a pesquisadora consegue flagrar a bioquímica do amor à primeira vista – ambos estão com o olhar fixo, que revela a imagem da pessoa amada e isso desencadeia uma reação única no cérebro, que ocorre uma galáxia de explosões devido aos hormônios neurotransmissores, entre eles, a dopamina, que estimula o ânimo e o prazer. Nosso rosto expressa um sorriso automático, que é uma reação dos nervos, que ao darem “ordens” aos músculos, provocam esta ação.
Neste momento, ambos já estão a vontade e também um pouco atrapalhados – é o descontrole da paixão. Outro fator importante citado, é o olfativo; o cheiro da pessoa é agradável aos nossos sentidos, pois quando em contato com os neurônios olfativo, as moléculas vão para o cérebro e sensações e memórias se fundem e o cheiro passa a ser ligado a imagem do amado, que está registrada no hipocampo, que capta a imagem do primeiro encontro e o cheiro estará ligado ao cheiro agradável da roupa.
Nosso cérebro reage desta forma porque pode detectar a compatibilidade genética entre as pessoas. Quando estamos apaixonados, temos algumas características/sintomas como abaixo:
-movimentos sincronizados,

Relacionados

  • Aulas Teoria Do Delito
    23033 palavras | 93 páginas
  • Bogdan Biklen Investigacao Qualitativa Em Educacao
    131054 palavras | 525 páginas