aanastia

1099 palavras 5 páginas
Primeira parte : michaell
A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA: EMBATES DISPUTAS E TENSÕES NO CONTEXTO DA REFORMA EDUCACIONAL

A educação, seus problemas, desafios e perspectivas tem sido um tema recorrente, sobretudo nas ultimas décadas. Por sua vez a formação de professores da Educação Básica (EB) emergiu, neste cenário ,como importante estratégia para melhorar a qualidade da educação publica , tendo destaque na formulação das politicas educacionais.
FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA :UMA ANALISE NO CONSTEXTO DE ENTENDIMENTO DO TEMA
Para compreendermos adequadamente os dilemas e impasses do campo educativo, na atualidade, de acordo com Frigotto (1995) é preciso dispor-se a entender que a crise da educação esta inserida em um contexto mais amplo do capitalismo real, no plano internacional e com particularidades em nosso país. Para esse autor, trata-se de uma crise que está explicita nos planos econômicos-social, ideológico, ético-político e educacional.
Esse processo, na forma que assume no Brasil, desde o golpe militar , em 1964, e com mais ne fase nos anos 1990, se potencializa , segundo Frigotto (1995) de um lado, pela cultura de caráter escravocrata, colonialista e feudal das elites , e de outro lado, pelo avanço do pós-modernismo.
A educação, nesse contexto, passa a ser entendida, segundo Saviani (2008), como um investimento em capital humano individual que habilita as pessoas à competição pelos empregos disponíveis.
A partir dos anos de 1970 de acordo com Freitas (2002,p.138) no contexto do movimento mais geral da democratização da sociedade, a luta de educadores progressistas trouxe contribuições importantes para educação “[...} ao colocar em evidencia as relações e determinação existentes entre a forma como a escola se organiza”.
No interior desse debate, foi ficando cada vez mais claro , segundo Weber (2003), que a escola constitui a instancia social que apresenta o conhecimento produzido ao longo da historia da humanidade,

Relacionados