AAI question rio quest o 1

429 palavras 2 páginas
Ações afirmativas, educação e relações étnico-raciais Registro: 223726427
Nome: Suelen Cristine A V Teixeira
Curso: Pedagogia
Turma: 02ºA / PED20237 - HISTORIA DA EDUCACAO BRASILEIRA

Este estudo se refere a um tema importante na educação contemporânea e na formação do pedagogo. Para realizar a atividade, utilize como referência o texto: Ações afirmativas, educação e relações étnico - raciais: lutas por redistribuição e por reconhecimento, que está disponível na área do aluno. É importante que você reflita sobre o assunto e elabore suas próprias respostas. Bom trabalho!
1. O que o texto aborda - síntese das pp ideias.
Questão 1
Questões de muita importância que estão relacionadas à educação no Brasil são abordadas, chamando a atenção em especial para a educação da população negra debatendo sobre as políticas dirigidas a neutralizar as desigualdades de grupos que foram discriminados e marginalizados, neles incluída a população indígena. A criação do Pro- Uni, a democratização do ensino superior, a ampliação do número de vagas e a criação de cursos noturnos são algumas das ações que hoje fazem parte do cenário da educação nacional na busca por um resgate do respeito a essas populações por tantos anos esquecidas e pouco consideradas no contexto educacional brasileiro.
No decorrer do século XIX a educação que foi ofertada ao população menos favorecida (negros, índios e mestiços) teve o objetivo de tentar criar no imaginários desses uma ideia de que pertenciam e faziam parte de uma unidade nacional. Houve o intento de fazer com que a escola representasse o ideário de ordem e progresso e que desse ao povo uma base educacional e civilizatória. Também houve a tentativa de homogeneizar a cultura através da escola negando as contribuições culturais das etnias que compõem a população brasileira.
Alguns autores como Roger Bastide (1898-1974) afirmaram que essa discriminação estaria associada a fatores de natureza histórica como a demora em se abolir a escravidão (a Lei

Relacionados

  • Sistema tutores inteligentes
    35293 palavras | 142 páginas