aagricultores

342 palavras 2 páginas
No meio rural o agricultor tem ideia a respeito da qualidade da água e possíveis doenças a serem transmitidas pela água, no entanto, as práticas e técnicas para prevenir a transmissão de doenças por veiculação hídrica nem sempre são efetivas, seja pela falta de conhecimento ou instrução de alguns agricultores, ou pela falta de aplicação das técnicas.

Para o consumo humano e para as demais atividades domésticas, a água utilizada provém de fontes e poços artesianos. De acordo com o relato da maioria deles, não são realizadas análises físico-químicas e microbiológicas dessas águas, o que gera dúvidas em relação a sua potabilidade.

A maior parte dos agricultores considera água de boa qualidade aquela que recebe tratamento adequado, enquanto os demais consideram água de boa qualidade a retirada de fontes naturais. Ainda segundo estes agricultores, a água considerada de má qualidade é aquela que está poluída ou possui toxinas,informação esta que demonstra certo conhecimento relativo à qualidade hídrica.
Questionados sobre a forma que eles identificam a qualidade da água, os fatores citados foram a cor, o cheiro, o gosto, a turbidez e a presença de espuma (Figura 1). A cor foi o parâmetro mais citado pelos agricultores, com 38% das respostas. Eles consideram a água incolor como em condições adequadas para o consumo. Em seguida, 31% deles citaram o cheiro e 15% o gosto como fatores determinantes da qualidade da água, ou seja, para eles, se a água apresentar um odor ou um gosto desagradável ela não possui uma boa qualidade. Dentre as funções sensoriais do homem, talvez a percepção visual seja a forma mais fácil e rápida de ser utilizada o que justifica sua citação pela maior parte dos agricultores. Estes parâmetros devem ser levados em consideração, porém, não são determinantes para definição da qualidade da água, já que análises criteriosas e analíticas, como microbiológicas e químicas, devem ser realizadas e comparadas com as resoluções específicas como resolução

Relacionados