Aagressãoéintrinsicamenteassociadaànaturezahumana;éumarespostanaturalàfrustração;aagressãoéaprendida,resultandodenormassociaseculturaisedeexperiênciasdesocialização.

944 palavras 4 páginas
COMPORTAMENTO ANTISOCIAL: AGRESSÃO

Tendemos a todo momento discutirmos sobre assuntos relacionados a agressão, violência. Exemplo disso seria a importancia que a midia coloca ao abranger assuntos de agressão.
 Assaltos, sequestros, ofensas, brigas,vandalismos, crimes, dentre outros.






Banalização da violência: crianças vivem o cotidiano violento de forma natural; as vezes são protagonistas desta viloencia.
A Psicologia Social estuda o fenomeno da agressão e violencia, restringindo seu foco a análise do fenômeno às suas características psicossociais, isto é, à consideração de suas especifidades em termos da interação entre o agressor e vítima.



A enfase é examinar os processos cognitivos, afetivos e comportamentais suscitados pelas situações sociais instigadoras de violência e de hostilidade de uns contra outros, sejam eles indivíduos ou grupos.








Alguns questionamentos:
Existem uma propensão natural nos homens para agredir?
Que circunstâncias ensejam ou predispoe as pessoas a atos hostis e de violência em relação aos outros?
É possível controlar, reduzir ou prevenir a agressão? 

AGRESSÃO: qualquer comportamento que tem a intenção de causar danos, físicos ou psicológicos, em outro organismo ou objeto. Só se caracteriza como agressivo o ato que deliberadamente se propõe a inflingir dano a alguém. 



Agressão não é só física, pode ser agressão psicológica (no caso do patrão assediar a empregada). Agressão hostil: deriva de estados emocionais fortes, como raiva, e tem por objetivo básico causar dano a uma pessoa ou objeto a fim de satisfazer impulsos hostis.





Agressão instrumental: visa prejudicar, ferir ou magoar alguem apenas como um meio de atingir outro objetivo.
Essas agressões não se excluem mutuamente, podendo haver compotamentos agressivos mutuamente motivados.





Quando a agressão não envolve danos físicos, podendo a vítima ser

Relacionados